Diretor de soluções da Tangoe, Marcelo Pardo, explica como as corporações podem reduzir os a conta. Segundo ele, quanto maior o número de linhas, maior as chances de gastos desnecessários.
1. Organize a casa
O primeiro passo é a organização do inventário. Conheça seu ambiente e certifique-se de que tudo o que é faturado pelas operadoras é realmente devido. Segundo a Tangoe, esse é o principal desafio dos clientes. É necessário identificar a propriedade de todas contas e itens para atribuir o custo desses recursos ao usuário ou centro de custos correto. Em seguida, descubra os serviços que deveriam ter sido cancelados ou desconectados, serviços sem uso e itens indevidos. E tome ações em relação a eles. E adote solução de mercado para gerenciar o processo.
2. Pagar somente o que é devido
Os problemas gerados pelas operadoras com seu billing é mais frequente do que muitos imaginam. Isso acontece por complexidades nos sistemas de faturamento, de contratos e até nos de relacionamento com o cliente (CRM). A complexidade faz com que existam muito erros nas cobranças. Percentuais errados na média de 10% são comuns, mas em casos extremos podem ultrapassar a casa dos 20%. Uma boa auditoria mensal pode ser responsável por uma recuperação expressiva de valores cobrados indevidamente.
3. Contratos bem negociados
Em um mercado dinâmico, é importante que a revisão de contratos seja feita com frequência. Dependendo dos contratos, uma revisão anual ou a cada dois anos é altamente recomendada. Um benchmark pode ajudar muito sua empresa a conhecer o que o mercado oferece e saber se está com suas tarifas e planos otimizados para o seu perfil de utilização e consumo.
4. Contratar aquilo que realmente necessita
Empresas possuem atuações distintas, diferentes tipos de negócios e perfis de usuários. Entender a utilização em cada perfil ou grupo de usuários é fundamental antes de contratar qualquer pacote de serviços. No caso de serviços existentes, um trabalho recorrente de otimização é obrigatório. Boa parte da redução de custos em projetos de TEM (telecom expenses management) consiste em monitorar o perfil de uso e constantemente readequar os serviços contratados, pacotes e planos para atender a necessidade do seu negócio, e assim utilizar os recursos da forma mais otimizada possível.
5. Melhorar os processos
A gestão de custos envolve diferentes áreas, recursos e stakeholders. Conhecer todos os processos envolvidos, desde a solicitação de um recurso ou ‘ativo’ até o seu pagamento – ou seja, em seu ciclo de vida completo – é obrigatório no momento de buscar mais eficiência. Com a melhoria desses processos vem o aumento de eficiência e um impacto importante na redução de custos, tempo e pessoas necessários. Integrações entre os sistemas e automatização dos processos podem colaborar muito no ganho de produtividade, do início ao fim.
Ter, 08 de Setembro de 2015 10:20 – IP NEWS