Notícias

A hora é agora!

Campanha Salarial nas Operadoras visa reposição do INPC

30/07/2021 - 17h12 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Uma live realizada dia 27, pelo Facebook e YouTube  da Federação Livre e WEB TV SinttelRio, assistida, em média por 100 trabalhadores e trabalhadoras de todos os estados filiados, lançou as bases para a Campanha Salarial na operadoras Algar, Claro, Oi, Tim e Vivo.

Nos primeiros 20 minutos da transmissão, o presidente da Livre e Coordenador do Sinttel- Rio, Luis Antonio Silva e o economista do Dieese, José Silvestre, fizeram uma análise da conjuntura econômica e política do momento atual, já que nos acordos com a Oi e Tim só serão discutidas as cláusulas econômicas. Na Claro, o acordo tem validade de um ano e será totalmente rediscutido. Já na Vivo nem haverá negociação por reajuste salarial, pois o acordo tem validade até 2022 e  já prevê a aplicação do INPC integral. O Dieese projeta para agosto 9,52% de inflação.

Após debaterem as dificuldades que os trabalhadores irão enfrentar para ter seus direitos respeitados e ampliados, os coordenadores das Comissões de Negociações da Livre nas operadoras Algar, Claro, Oi, Tim e Vivo entraram na live para explanar os cinco itens da pauta nacional unificada, definida em seminário realizado pela internet no dia 15/07,  reunindo diretores/as da Federação Livre e dos sindicatos.

“Essas reivindicações são consideradas essenciais para as negociações.

Reajustes nos salários e benefícios pelo INPC integral na data base – Este ano, a negociação dos acordos coletivos com as operadoras tratarão SOMENTE  das cláusulas econômicas, porque os acordos têm validade de dois anos. A data base nas Operadoras Claro, Vivo, Algar e Tim é setembro. Na Oi, ainda este ano será em novembro. Mas, no ano que vem será antecipada para setembro, junto com as demais empresas.

As comissões de negociação dos trabalhadores buscam os reajustes integrais do INPC, repondo aos salários o seu poder de compra. Exceção para a Operadora Vivo que já garantiu na negociação de 2020 reajuste automático do INPC INTEGRAL na data base deste ano. A previsão do Dieese é que o INPC chegue a 9,52%.

Na Pauta Nacional Unificada definida pelos SINTTELs do AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO filiados à Federação Livre, estão o Teletrabalho, com ajuda e custo de R$ 250,00 para os trabalhadores em home office, regramento para desconexão, cessão de equipamentos eletrônicos e ergonômicos sem custo para os trabalhadores, entre outros pontos.

A Federação Livre também levará aos empresários a necessidade de garantia dos empregos, já que o setor cresce, mas a renda dos trabalhadores diminui, sintoma claro de precarização das condições salariais e de trabalho e empobrecimento.

Qualificação profissional é outra reivindicação que visa garantir treinamento e aperfeiçoamento dos atuais empregados diante das transformações tecnológicas da implantação da rede de fibra ótica em substituição ao fio de cobre nas redes externas de telecomunicações. O objetivo dessa reivindicação é evitar que as empresas demitam e os substituam por outros trabalhadores já treinados.

Acordos Coletivos por 2 anos objetiva garantir as condições atuais, as cláusulas e direitos neles estabelecidos, em detrimento das crises econômica, social, política e sanitária cujas perspectivas são de um futuro ainda mais difícil para todos os brasileiros, principalmente os mais pobres.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES