O Sinttel-ES está na porta da empresa de call center BrasilCenter, em Vila Velha-ES, colhendo assinaturas em um abaixo-assinado, que será levado ao Congresso Nacional para pressionar os deputados federais e senadores a aprovarem o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de teleatendente.
A campanha pela aprovação do projeto de lei 2673/2007 do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) é da Fenattel (Federação dos trabalhadores em Telecomunicações no Brasil) e está sendo levada a toda a categoria pelos sindicatos nos estados. O abaixo-assinado, cobra dos parlamentares, urgência na aprovação do projeto de lei 2673/2007, o qual se encontra paralisado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados.
Hoje, a atividade de teleatendimento é a que mais emprega no setor privado e, por isso, o projeto é imprescindível para milhões de jovens trabalhadores. A lei regulamentará a profissão de teleoperador e as condições de trabalho, a jornada de trabalho, pausas intrajornada, piso salarial nacional, além de outros aspectos da função, como limitar a alta rotatividade no emprego, a precarização do trabalho e o alto índice de doenças ocupacionais existentes no setor de teleatendimento, um dos que mais cresce na economia brasileira.
Na página do Sinttel-ES no Facebook muitos trabalhadores estão pedindo o presença do sindicato com a campanha para aderirem ao movimento que cobra agilidade do Congresso Nacional. O Sinttel-ES informa que, dentro do possível, sua diretoria estará na porta das empresas convidando os teleoperadores a assinarem o “abaixo-assinado”.