Este ano, a diretoria do Sinttel negociou 25 Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) e Convenções Coletivas, restando ainda outros a serem fechados.
Os trabalhadores participaram de 64 assembleias convocadas pela entidade. A direção do Sinttel participou, ainda, de 11 audiências na Justiça e de 96 reuniões nas empresas. Junto com os trabalhadores, o Sinttel encampou manifestações, sendo as maiores à alusiva ao 8 de Março e às comemorações do 1º de Maio.
Os diretores do Sinttel ainda participaram de reuniões, fóruns, seminários e debates. Entre as atividades constam Coletivos de Formação e de Mulheres da CUT, Fórum de Saúde do Trabalhador e Previdência Social, Seminário do Ministério do Trabalho e Emprego, além de inúmeras outras.
Saúde do trabalhador esteve em foco
Em 2010, o Sinttel abriu 8 CATs, sendo que cinco trabalhadores estiveram no Cerest. Esse número poderia ser maior se houvesse mais notificações. Os trabalhadores demoram em buscar ajuda. “Com isso, o quadro da doença se agrava, o patrão não respeita, põe o trabalhador na rua, justamente no momento em que ele mais precisa de assistência”, alerta Rita Damásio.