Notícias

Balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012

24/09/2012 - 8h16 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

No primeiro semestre de 2012, quase a totalidade dos reajustes salariais registrados no Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (SAS-DIEESE) incorporou ganhos reais aos salários.

Cerca de 97% dos 370 reajustes analisados neste ano ficaram acima da inflação aferida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE). Apenas 0,5% – o equivalente a dois reajustes salariais – ficou abaixo desse índice. Verificou-se também um crescimento significativo no valor dos ganhos reais incorporados aos salários.

No primeiro semestre deste ano, os reajustes analisados pelo SASDIEESE tiveram, em média, ganho real de 2,23% acima do INPC-IBGE. Trata-se do melhor resultado das negociações salariais acompanhadas pelo DIEESE desde 1996. A seguir será apresentada a análise dos reajustes salariais do primeiro semestre de 2012. Nas comparações anuais, serão considerados, em cada ano, os reajustes salariais conquistados somente pelas mesmas 370 unidades de negociação registradas no corrente ano.

Resultados No primeiro semestre de 2012, um percentual expressivo de unidades de negociação conquistou aumento real: 97%. Apenas duas unidades de negociação tiveram reajustes abaixo do INPC-IBGE, porém, em percentual muito próximo ao índice, acarretando perdas de 0,08% para as duas categorias. Outro dado importante dos resultados das negociações de 2012 é a elevação do aumento real conquistado pelas categorias.

Na comparação com os quatro anos anteriores, considerando sempre os resultados para as mesmas 370 unidades de negociação, verifica-se significativa elevação do percentual de negociações com aumentos reais entre 2% e 3% (29% em 2012) e entre aquelas com aumentos reais superiores a 4% (quase 14% em 2012).

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES