Notícias

Sinttel convoca assembleia na BrasilCenter

17/02/2017 - 10h00 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

CAMPANHA SALARIAL

O SINTTEL-ES, Sindicato que representa os/as trabalhadores/as na BrasilCenter, convoca todos/as para a assembleia que abre o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 na empresa.

O teu sonho é ter um salário maior?

 Pronto!
Vá para a assembleia do Sinttel-ES, o seu sindicato. É lá que, juntos, vamos exigir da BrasilCenter mais salário, mais benefícios, mas respeito e dignidade.

– Dia 21/02 às 12 e às 14 horas

– Cerimonial Tozzatto

Av. Saturnunino Mauro, 50 Itaparica, Vila Velha. Atrás do Prédio da BrailCenter

Ah! Chame mais uns 10 colegas. Com mais gente nossa capacidade de luta aumenta.

Pra que serve o Acordo Coletivo?

Os acordos e convenções coletivas de trabalho são instrumentos legais que garantem reajustes salariais, benefícios e estabelecem direitos e deveres dos patrões com os empregados e vice-versa.

Sem esses acordos, acredite!, a exploração seria muito maior. É só olhar para uma categoria que não tem um sindicato forte. Todo ano, nas datas base (quando vencem os acordos e convenções), o Sinttel discute com os trabalhadores as pautas com as reivindicações que devem ser levadas para a negociação com os empresários (patrões). Só o sindicato pode representar os trabalhadores para negociar os acordos.

Depois faz reuniões com as empresas e defende os reajustes salariais, as melhorias e necessidades dos empregados.

Após, faz assembleias com os/as trabalhadores/as para avaliar as propostas dos patrões. Todo ano é assim.

Sem os Acordos Coletivos na BrasilCenter, por exemplo, os trabalhadores não teriam auxílio-creche, auxílio-alimentação (tíquete), assistência a educação especial, plano de saúde, atualização automática do valor do piso salarial quando este fica inferior ao salário mínimo. E a jornada seria de 8 horas (44 horas semanais) e não as 36 horas que se tem hoje.

É no Acordo Coletivo que se estabelece essas garantias, pois tem força de lei para a Justiça do Trabalho. Se a empresa descumprir gera multa. E você pode/deve denunciar quando ela desrespeita as regras.

Dissídio Coletivo de 2016

BrasilCenter tem 5 dias para dizer se vai pagar 

Sinttel luta para que a Justiça mande pagar imediatamente

O juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de Vitória, Antonio de Carvelho Pires deu prazo de 5 dias para a BrasilCenter acatst as liminares, concedidas ao Sinttel, lá no início do processo. O Departamento Jurídico do Sinttel-ES, pede que a BrasilCenter pague, o mais urgente possível, o reajuste salarial conquistado com o julgamento do Dissídio Coletivo.

A BrasilCenter foi notificada nesta terça-feira, dia 14/02. Em outras palavras, a “empresa foi notificada para manifestar se vai pagar imediatamente e cumprir a ordem. Caso contrário, o juiz pode expedir a ordem com multa diária”, disse a advogada do Sinttel, Renata Schimidt Gasparini.

Um dia depois do julgamento do dissídio pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), a BrasilCenter ajuizou um recurso, chamado Embargos de Declaração. Esse recurso dá claro sinais que ela recorrerá ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

A empresa pode recorrer, mas o Sindicato está pedindo à justiça que faça a decisão valer e a empresa tenha que pagar imediatamente, sem que os trabalhadores tenham que esperar a decisão final, que não se sabe quando será.

Todos os/as trabalhadores/as na BrasilCenter passaram o ano de 2016 à míngua, pois a empresa não quis reajustar os salários dos REPs.

Durante a discussão do acordo coletivo 2015/2016 a BrasilCenter discriminava os REPs, pois para eles não haveria reajuste, somente abono, enquanto os demais trabalhadores/as teriam reajuste de 9,90% e abono. Esse foi o motivo que levou o Sinttel a pedir que à Justiça do Trabalho que julgasse a questão.

O resultado é uma grande conquista. A empresa terá que pagar as diferenças desse reajuste desde abril do ano passado pra cá.

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES