Notícias

Resultado da Assembleia

Acordo Coletivo 2022 é aprovado na Ivox, Caper, Inova e Ideia

21/03/2022 - 4h40 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

A assembleia realizada pelo SINTTEL-ES com os trabalhadores das empresas de call center Ivox, Caper, Inova e Ideia, nos dias 25 e 26 de março — de forma on-line — aprovou a proposta de acordo coletivo para este ano de 2022.

Participaram 181 dos 237 trabalhadores, o que demonstra o interesse pelo processo de negociação coletiva, que define por um ano os reajustes salariais e nos benefícios para os empregados.

E a aprovação só não foi unânime, porque houve uma abstenção, conforme o quadro ao lado.

As empresas informaram que pagarão os reajuste a partir da folha de Março/22. A parte retroativa virá em folha complementar.

PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO 2022 – APROVADA

Teleoperadores do call center

Reajuste de 10,16% (INPC integral) a partir de 1º de janeiro de 2022 para os salários dos/as empregados/as enquadrados na jornada de 36 horas por semana, que atuam como operadores do call center

Para os demais cargos, os administrativos

Reajuste dos benefícios:

Serão reajustados todos os benefícios (tíquete, auxílio creche, farmácia, etc.), em 10,16% a partir de 1º de janeiro de 2022. Este reajuste abrangerá totos os empregados, tanto os teleoperadores quanto os administrativos.

Lembrem-se que os reajustes são retroativos a 1º de janeiro.

Contribuição assistencial

Com a aprovação da proposta, será descontada de cada trabalhador a taxa de contribuição assistencial,  que visa custear as despesas geradas com a negociação do acordo coletivo. O valor será de 3% do salário base (puro, sem qualquer adiconal), dividido em três parcelas de 1% nos meses de Abril, Maio e Junho de 2022.

Caso o trabalhador não concorde MESMO USUFRUINDO DOS BENEFÍCIOS, deve ir até a sede do Sinttel e fazer uma carta de próprio punho, no local, se opondo ao desconto até o dia 01 de Abril. O atendimento presencial no SINTTEL é de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e de 13 às 17 horas, na Rua Alberto de Oliveira Santos, 42 edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitória ES. Não será aceita carta por e-mail e muito menos cópia de outras cartas elaboradas dentro das empresas.

Mas o trabalhador precisa ter a noção de que o Acordo Coletivo, negociado pelo Sindicato, garante: Reajuste anual; tíquete, tíquete nas férias, licenças e afastamentos; auxílio creche, plano de saúde, entre outros — que não tem lei que obrigue as empresas a pagar, mas foram conquistados após muitas lutas pelo Sinttel-ES.

Veja matéria que convocou os trabalhadores e apresentou a proposta

Assembleia dias 25 e 26/03 na Ivox, Caper, Inova e Ideia

21/03/2022 – 4h40 – Sinttel-ES – Redação

Trabalhadores precisam participar para analisar
e decidir sobre a proposta reajustes nos
salários e benefícios do Acordo Coletivo de 2022.

O SINTTEL-ES – Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em Empresas de Telecomunicações convoca os/as empregados/as da  Ivox, Caper, Inova e Ideia  para avaliar, através de votação on-line, aceitando ou rejeitando, a proposta de renovação de Acordo Coletivo para 2022 negociada com as empresas. A data-base para a repactuação do acordo coletivo é 1º de  janeiro.

Devido à Pandemia do Coronavírus, não foi possível fazer assembleias presenciais para discutir a pauta de reivindicações. E ainda temos a dificuldade de reunir os/as trabalhadores /as que estão em home office.

Porém, o Sindicato chamou as empresas  Ivox, Caper, Inova e Ideia para discutir os reajustes para salários e benefícios. E, já no começo das conversas, reiterou que a categoria precisava da recomposição das perdas salariais pelo INPC integral de 10,16%. A inflação registrada em todo o ano de 2021. E o Sinttel não abriu mão. Bancou essa reposição.

Esse reajuste é muito importante, pois corrige o valor dos salários devolvendo o poder de compra que foi corroído pela inflação. O mesmo vale para o valor do tíquete alimentação: reajuste de 10,16%.

O objetivo principal é permitir que os salários de janeiro de 2022 possam adquirir a mesma quantidade de produtos que comprava em janeiro de 2021 e que o tíquete acompanhe os aumentos de preços dos alimentos e dos restaurantes.

“Não está sendo fácil garantir esse reajuste para as demais empresas. Elas choram todas as mazelas para não conceder”, revela o presidente do Sinttel-ES, Nilson Hoffmann.

ASSEMBLEIA SERÁ VIRTUAL, pela Internet

Como aconteceu no ano passado, a assembleia será virtual. Na  sexta e sabado,  dias 25 e 26 de MARÇO, das 8 às 18 horas, a plataforma de votação on-line, no site do Sinttel, estará aberta para que os/as trabalhadores/as possam acessar, se cadastrar e votar, aceitando, se abstendo ou rejeitando a proposta descrita a seguir. Lembramos que quem participou da assembleia no ano passado, basta se logar com e-mail e senha já usados.

Nesta assembleia, o voto é secreto e seguro. E todos devem participar: os que estão em home office, de férias ou afastados. Dá para votar pelo telefone, computador ou tablet.

PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO 2022

Teleoperadores do call center

Reajuste de 10,16% (INPC integral) a partir de 1º de janeiro de 2022 para os salários dos/as empregados/as enquadrados na jornada de 36 horas por semana, que atuam como operadores do call center

Para os demais cargos, os administrativos

Reajuste dos benefícios:

Serão reajustados todos os benefícios (tíquete, auxílio creche, farmácia, etc.), em 10,16% a partir de 1º de janeiro de 2022. Este reajuste abrangerá topos om empregados, tantos os teleoperadores quanto os administrativos.

Lembrem-se que os reajustes são retroativos a 1º de janeiro.

É importante frisar que a proposta apresentada só vale, se for ser aceita pela maioria dos trabalhadores na assembleia on-line convocada pelo Sinttel-ES.

Contribuição assistencial

O Sindicato informa que, se a proposta for aprovada, haverá uma taxa de contribuição assistencial, a ser descontada dos trabalhadores e trabalhadoras na Ivox, Caper, Inova e Ideia para custeio das despesas geradas com a negociação do acordo coletivo. O valor será de 3% do salário base de cada empregado/a, divididos em três parcelas de 1% nos meses de Abril, Maio e Junho de 2022.

Essa taxa é estabelecida na legislação, portanto ela é legal. Para além de ser legal, é muito importante para a manutenção do Sindicato, que faz a negociação do Acordo Coletivo, garantindo os benefícios — Reajuste anual; tíquete, tíquete nas férias,  licenças e afastamentos; auxílio creche, plano de saúde, entre outros — que não tem lei que obrigue as empresas a pagar, mas foram conquistas do Sinttel-ES e estão garantidos no Acordo Coletivo há vários anos.

Caso o trabalhador não concorde em contribuir com o Sindicato, mas usufruirá dos benefícios, deve ir até a sede do Sinttel e fazer uma carta de próprio punho, no local, se opondo ao desconto até o dia 01 de Abril. Atendimento presencial no SINTTEL é de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e de 13 às 17 horas, na  Rua Alberto de Oliveira Santos, 42 edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitoria ES.

Mas atenção: quando você não contribui, você joga para os trabalhadores sindicalizados a responsabilidade de manter vivo o seu sindicato. E isso não é justo. Faça parte do Sinttel-ES

Acesse nossas redes sociais

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES