Notícias

Acordo Coletivo 2022/2023

Segunda assembleia de trabalhadores rejeita proposta da BrasilCenter

20/07/2022 - 21h28 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Foi um resultado apertado de uma assembleia virtual muito dividida. A proposta da empresa não agradou a maioria — 298 votos contrários — dos 591 trabalhadores que votaram. A empresa já foi informada. O Sindicato espera que a BrasilCenter valorize seus empregados/as, apresentando uma proposta que melhore os salários na real.

É a segunda vez que a proposta da BrasilCenter é rejeitada pelos trabalhadores. A assembleia foi realizada pelo Sinttel-ES, nos dias 14 e 15 de julho de 2022 e demonstrou que a empresa precisa reajustar salários e benefícios para recompor o poder de compra e permitir uma melhoria na vida dos empregados e empregadas.

Na primeira assembleia, realizada nos dias 19 e 20 de maio, pelo sistema de  votação on-line do Sinttel-ES, 55% ou 348  trabalhadores recusaram-se a fechar o acordo coletivo pela proposta da empresa.  Nesta segunda, a diferença entre aqueles que aceitariam e os que rejeitaram foi menor que 1%, ou de apenas 6 votos. Mas isso não tira a legitimidade do processo, porque se fosse o contrário, o acordo seria fechado sem questionamentos.

Por que a empresa não teve sua proposta aceita?

São vários os motivos. Mas não há ganhos na renda do trabalhador diante da crise econômica, inflação alta e carestia: Os salários não compram o que as famílias precisam.

Pela proposta da BrasilCenter os REPs de Serviços Especializados continuariam recebendo salário mínimo até outubro. Já os REP só teriam reajuste em janeiro do ano que vem.

O abono de 20% sobre o salário de dezembro para os REP Especializados daria apenas R$224,00. Abono é uma vez só e não incorpora aos salários.

E ainda tem o achatamento da diferença entre o salário do REP (salário mínimo) e o REP Especializado, que somente em novembro, com o reajuste de 1,73% seria de apenas 19 reais. Em 2017 quando esse piso foi criado a diferença para o salário mínimo era mais de 70 reais.

Esses são os motivos que levaram esta categoria tão importante rejeitar proposta tão medíocre.

 

 

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES