Notícias

Reposição Integral

Acordo Coletivo na Annellus é aprovado por 63% dos trabalhadores

13/02/2022 - 18h24 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Assembleia on-line realizada dia 11/02 aprovou a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2022. Acessaram a plataforma de votação 47 trabalhadores, sendo que seis votaram pela rejeição e 41 votaram SIM. Este número representa 63% de todos os 65 trabalhadores do call center. Esse percentual sobe para  87,2%, se computarmos somente o número de participantes da assembleia: 47.

Desta forma, a empresa passa a aplicar os reajustes salariais e nos benefícios a partir de janeiro/2022. Ou seja, sobre os valores de 31 de dezembro /21.

Salários:

Auxílio-Alimentação:

O acordo proposto prevê  22 tíquetes por mês, nas férias e na licença maternidade. Nos afastamentos por auxílio-doença, a empresa fornecerá por até 6 meses.

Auxílio creche:

Conquista: O valor passa para R$ 236,36 para filhos/filhas de EMPREGADAS com até 48 meses de idade.

 

 

Matéria publicada em 08/02/2022 – 22h39 – Sinttel-ES – Redação

Annellus: Sinttel garante reajustes de 10,16%. Dia 11/02 tem assembleia

Depois de muita negociação, Annellus aceita reivindicações propostas pelo Sindicato. Agora é vez de a categoria decidir se renova ou não o Acordo Coletivo 2022

 

O Sinttel – Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em Empresas de Telecomunicações convoca os/as empregados/as da Annellus Assessoria para avaliar, através de votação on-line, a proposta de renovação de Acordo Coletivo para 2022 negociada com a empresa.

Devido à nova cepa Ômicron do Coronavírus, não foi possível fazer assembleias presenciais para discutir a pauta de reivindicações. E ainda tem a dificuldade de reunir os/as trabalhadores /as que estão em home office. Pelo Whats App recebemos algumas reivindicações que foram levadas à empresa.

E alguns desses pedidos da categoria foi que a empresa reajustasse os salários, o tíquete,  ampliasse a idade das crianças para o auxílio creche, considerasse o dia em dobro no banco de horas em caso de trabalho em algum feriado, entre outros. Alguns foram aceitos, outros ainda teremos que lutar muito para conquistar.

Para início da negociação com a Annellus, o  índice de reajuste para salários e benefícios não poderia ser inferior ao INPC integral de 10,16% que foi a inflação registrada em todo o anos de 2021. E o Sinttel não abriu mão. Bancou essa reposição.

Esse reajuste é muito importante, pois corrige o valor dos salários devolvendo o poder de compra que foi corroído pela inflação. O mesmo vale para o valor do tíquete alimentação: reajuste de 10,16%. O objetivo principal é permitir que os salários de janeiro de 2022 possam adquirir a mesma quantidade de produtos que comprava em janeiro de 2021 e que o tíquete acompanhe os aumentos de preços dos alimentos e dos restaurantes.

“Não está sendo fácil garantir esse reajuste para as demais empresas. Elas choram todas as mazelas para não conceder”, revela o presidente do Sinttel-ES, Nilson Hoffmann.

ASSEMBLEIA SERÁ VIRTUAL, pela Internet

Como aconteceu no ano passado, a assembleia será virtual. Na sexta-feira,  dia 11 de fevereiro, das 8 às 18 horas, a plataforma de votação on-line, no site do Sinttel, estará aberta para que os/as trabalhadores/as possam acessar, se cadastrar e votar, aceitando, se abstendo ou rejeitando a proposta que apresentamos a seguir. Lembramos que quem participou da assembleia no ano passado, basta se logar com e-mail e senha já usados.

Nesta assembleia, o voto é secreto e seguro. E todos devem participar: os que estão em home office, de férias ou afastados. Dá para votar pelo telefone, computador ou tablet.

PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO 2022

Pisos: Reajuste de 10,16% – INPC integral (inflação total do ano de 2021) retroativo a 1º de janeiro/2022.

Todos os reajustes terão como base os salários praticados em 31 de dezembro de 2021.

Benefícios: 

O valor dos benefícios podem ser reajustados em 10,16%, a partir de 1º de janeiro de 2022. Os valores passariam para:

Auxílio-Alimentação:

O acordo proposto estabelece que em todas as condições de jornadas serão pagos 22 tíquetes por mês, que serão mantidos nas férias e na licença maternidade. Nos afastamentos por auxílio-doença o tíquete seria fornecido por até 6 meses. Lembrem-se: tíquete nas férias, nas licenças e afastamentos são conquistas do Sindicato. Não tem lei que obrigue a empresa a pagar.

Auxílio creche:

O reajuste proposto é de 10,16%. O valor passaria para R$ 236,36.

O Sindicato reivindicou a ampliação da idade das crianças que precisam de creche e a empresa aceitou. A idade dos filhos e filhas de empregadAs aumentaria de 36 para 48 meses. Um ano a mais de auxílio creche para as crianças.

É importante frisar que a proposta apresentada só vale, se for ser aceita pela maioria dos trabalhadores na assembleia on-line convocada pelo Sinttel-ES.

Contribuição assistencial

O Sindicato informa que, se a proposta for aprovada, haverá uma taxa de contribuição assistencial, a ser descontada dos trabalhadores e trabalhadoras da Annellus para custeio das despesas geradas com a negociação do acordo coletivo. O valor será de 3% do salário base de cada empregado/a, divididos em três parcelas de 1% nos meses de Fevereiro, Março e Abril de 2022.

Essa taxa é estabelecida na legislação, portanto ela é legal. Mas para além de ser legal, é muito importante para a manutenção do Sindicato, que faz a negociação do Acordo Coletivo, garantindo os benefícios — Reajuste anual; tíquete, inclusive nas férias, licenças e afastamentos; auxílio creche, plano de saúde, entre outros — que não tem lei que obrigue a empresa a pagar, mas foram conquistas do Sinttel-ES e estão garantidos no Acordo Coletivo há vários anos.

Caso o trabalhador não concorde em contribuir com o Sindicato, mas usufruirá dos benefícios, deve ir até a sede do Sinttel e fazer uma carta de próprio punho, no local, se opondo ao desconto até sexta-feira, 18 de fevereiro . Atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e de 13 às 17 horas, na  Rua Alberto de Oliveira Santos, 42 edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitoria ES.

Mas atenção: quando você não contribui, você joga para os trabalhadores sindicalizados a responsabilidade de manter vivo o seu sindicato. E isso não é justo. Faça parte do Sinttel-ES

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES