Notícias

Amos Genish deixa o comando da Telefônica Vivo. Eduardo Navarro assume

10/10/2016 - 11h32 - Sinttel-ES - Redação
Imprimir

Amos Genish não será mais presidente da Telefônica Vivo a partir de 01 de janeiro de 2017. O executivo, que assumiu o cargo por conta da sua gestão à frente da GVT, comprada pela Telefônica por R$ 22 bilhões, ficou no comando da empresa por dezoito meses. Genish será substituído por Eduardo Navarro, que está na Telefônica desde a privatização do setor.

A passagem de Genish pela Telefônica Vivo foi marcada pela condução da integração das operações Telefônica/GVT, com forte presença dos executivos da empresa adquirida por conta da gestão arrojada como espelho, mas também houve problemas internos – como o enfrentado com a ex-diretora de Marketing, Cris Duclos, demitida sob a suspeita de ter desviado de recursos por meio de contratos superfaturados com as agências de publicidade.

Com as teles, Genish também enfrentou resistência. A principal delas quando em agosto de 2015, durante a ABTA, declarou que o ‘WhatsApp de voz era um serviço pirata e que as teles não deveriam fechar contratos com a empresa ( referindo-se principalmente à TIM, Claro e Oi, que negociavam com a OTT). A declaração acirrou a disputa teles x OTTs no Brasil e criou um clima de guerra não desejado por boa parte das operadoras, que trabalhavam nos bastidores.

A questão interna com a ex-diretora de Marketing era tratada com cautela nos bastidores e a saída de Amos Genish do comando é vista como ‘surpresa’. Mas é fato que o episódio pode ter criado ‘ruídos’ com os controladores espanhóis. Também é fato que Genish não participou dos últimos eventos setoriais. No comunicado enviado ao mercado neste domingo, 09/10, a Telefônica passa a informação que a saída do executivo foi um acordo entre as partes.

“O Conselho de Administração da Telefônica Brasil indicou em reunião realizada no dia 07 de outubro de 2016, Eduardo Navarro de Carvalho, atual CCDO – Chief Commercial Digital Officer – da Telefónica SA e Presidente do Conselho da Telefônica Brasil, como novo Presidente e CEO da Companhia a partir de 1º de janeiro de 2017”.

Segundo ainda o comunicado, a indicação aconteceu depois de “Amos Genish informar ao Conselho de Administração da Telefônica Brasil sobre a sua decisão de deixar o cargo de presidente e CEO da Companhia no final de 2016. Adicionalmente, o Conselho aprovou a criação do Comitê de Estratégia, presidido por Amos Genish, que se manterá como conselheiro”.

Ainda no informe, o novo presidente, Eduardo Navarro, se disse honrado pela indicação. “Da sede da Telefónica, em Madri, e como Chairman da Telefônica Brasil, acompanho o dia a dia das operações no País e fico impressionado com a forte atuação e transformação da Telefônica Brasil. Estou entusiasmado com as oportunidades à frente e muito confiante que, em conjunto com a excelente equipe de gestão da Telefônica Brasil, vamos continuar construindo as bases fortes da Companhia. Em nome do Conselho de Administração, gostaria de agradecer ao Amos por suas contribuições e realizações extraordinárias.”

Abaixo, a íntegra do Comunicado ao mercado emitido pela Telefônica Vivo.

O Conselho de Administração da Telefônica Brasil indicou em reunião realizada no dia 07 de outubro de 2016, Eduardo Navarro de Carvalho, atual CCDO – Chief Commercial Digital Officer – da Telefónica SA e Presidente do Conselho da Telefônica Brasil, como novo Presidente e CEO da Companhia a partir de 1º de janeiro de 2017.

Esta indicação ocorre depois de Amos Genish informar ao Conselho de Administração da Telefônica Brasil sobre a sua decisão de deixar o cargo de presidente e CEO da Companhia no final de 2016. Adicionalmente, o Conselho aprovou a criação do Comitê de Estratégia, presidido por Amos Genish, que se manterá como conselheiro.

Este anúncio marca o início de uma nova fase para a Telefônica Brasil após o processo de integração formal com a GVT, que começou há quase um ano e meio, com a aprovação da sua aquisição. Durante este período, a Telefônica Brasil reforçou a sua competitividade e liderança no País com os seus principais indicadores financeiros (receitas, EBITDA e geração de fluxo de caixa) apresentando desempenho acima da média do mercado, assim como elevados níveis de qualidade.

Eduardo Navarro* é atualmente Chief Commercial Digital Officer (CCDO) da Telefônica S.A. Ele também é membro do Comitê Executivo do Grupo Telefónica e Presidente do Conselho da Telefônica Brasil desde junho passado.

Como CCDO, ele é responsável pelo crescimento da receita global e pelo desenvolvimento de uma visão holística para os segmentos de consumo e empresarial em uma realidade cada vez mais digital. Eduardo Navarro reponde também pela curadoria da oferta comercial e pela evolução dos canais para garantir a melhor experiência comercial para os clientes da Telefónica.

Desde a sua nomeação como Presidente e CEO da Telefônica Brasil em 2015, Amos Genish levou a Telefônica Brasil a concluir com sucesso a integração da GVT, proporcionando sinergias acima das metas e estabelecendo uma cultura orientada a resultados e baseada em um sólido desempenho. Além disso, ele construiu uma forte equipe de gestão, que continuará liderando a Telefônica Brasil para atingir o seu máximo potencial. Ele também estabeleceu as bases estratégicas para transformar a Telefônica Brasil com um modelo de negócio fortalecido. Ao mesmo tempo, ele levou a Telefônica Brasil a solidificar a sua liderança de mercado e a superar o mercado em métricas financeiras e operacionais.

Após concluir com sucesso esta fase inicial de transformação e integração, Amos Genish tomou a decisão de deixar a empresa até o final de 2016 por razões pessoais. Até lá, ele irá colaborar com Eduardo Navarro e a equipe de gestão para assegurar uma transição harmoniosa e produtiva para o Grupo no Brasil.

José María Álvarez-Pallete, presidente e CEO da Telefónica S.A., agradeceu a Amos Genish por sua dedicação e compromisso à frente da Telefônica Brasil durante os últimos dezoito meses. Ele também ressaltou que está muito satisfeito com a indicação de Eduardo Navarro para o cargo de Presidente e CEO da Telefônica Brasil, destacando a sua impressionante trajetória desde que se juntou ao grupo, em 1999.

Eduardo Navarro, por sua vez, disse: “Estou honrado em ser indicado como o próximo presidente e CEO da Telefônica Brasil. Da sede da Telefónica, em Madri, e como Chairman da Telefônica Brasil, acompanho o dia a dia das operações no País e fico impressionado com a forte atuação e transformação da Telefônica Brasil. Estou entusiasmado com as oportunidades à frente e muito confiante que, em conjunto com a excelente equipe de gestão da Telefônica Brasil, vamos continuar construindo as bases fortes da Companhia. Em nome do Conselho de Administração, gostaria de agradecer ao Amos por suas contribuições e realizações extraordinárias.”

Amos Genish agradeceu aos colaboradores, ao Conselho de Administração da Telefônica Brasil e à Telefónica pelo seu apoio: “Sou grato por ter tido a honra de liderar a Telefônica Brasil durante 2015 e 2016, e sinto-me realizado por ter cumprido todos os objetivos-chave que estabelecemos no início de 2015. Hoje, graças ao alto nível da sua equipe de gestão, a Telefônica Brasil é líder absoluta no mercado brasileiro de telecomunicações, com o melhor desempenho operacional e financeiro. Agradeço aos colaboradores e ao Conselho de Administração pelo seu apoio durante este período. Eu tenho plena confiança que a Telefônica Brasil, liderada por Eduardo, vai continuar entregando resultados extraordinários e executando o plano estratégico.”

*Com informações da CVM e da Telefônica

Ana Paula Lobo* … 09/10/2016 … Convergência Digital

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Sinttel-ES