Sucesso
O resultado da assembleia, realizada de forma virtual nesta quinta-feira, 25/08, coroou a melhor negociação que o SINTTEL-ES, por meio da Comissão da Federação LiVRE, já fez com a Algar Telecom.
A equiparação no valor dos benefícios— auxílio-alimentação (R$ 1.009,82) , creche e para filhos com deficiência (R$ 832,14) é a grande conquista da negociação. O pagamento diferenciado discriminava os/as empregados/as dentro da mesma estrutura empresarial.
Outra conquista importantíssima foi a INCORPORAÇÃO de parte do ICP (participação nos lucros) aos salários. Isso representa um ganho extraordinário para todos/as os/as trabalhadores/as.
Com a aprovação da proposta por 178, contra apenas 11 votos, a Algar pagará, retroativamente à 1º de julho/22, o percentual de 6,10% para cargos classificados com ASSOCIADOS e de 5,72% para cargos classificados com ASCENSÃO. E sobre os salários incorporados, haverá ainda o reajuste de 7% em 1º de setembro/22.
E isso não é pouco. Representará para os cargos ASSOCIADOS, 13,52% de reajuste. E para os cargos ASCENSÃO o reajuste somado, será de 13,12%.
Esse percentual certamente ficará acima do INPC que mede a inflação para o período (Set/21 a Ago/22), representando reposição integral das perdas salariais e ganho real.
É preciso lembrar, que a maior operadora do país, a Telefónica Vivo, fechou um acordo com os trabalhadores repondo a inflação (INPC) em parcelas e, em percentual inferior, para os benefícios. A TIM ofereceu na última reunião, 5% de reajuste para salários e benefícios somente em 2023.
A incorporação de parte do ICP aos salários tem ganhos importantes para os trabalhadores, pois reflete nas férias, no 13º salário, nas horas extras, na produtividade, na periculosidade, no FGTS e outras remunerações variáveis.
“Bem diferente de abonos que outras operadoras oferecem, que só melhora a renda um vez e não tem reflexos nos demais benefícios”, como explica o diretor do SSINTTEL-ES, membro da Comissão de Negociação da Federação Livre, Reginaldo Biluca, que com outros/as companheiros/as negociou o Acordo Coletivo 2022/2024 para os estados do CE, ES, PE, RJ e RO.
Veja os números da Assembleia