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Novembro azul

ALERTA: câncer de próstata é o mais comum entre os homens

03/11/2022 - 21h29 - Sinttel-ES - Tania Trento
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Novembro Azul trata da prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata — o tipo que maisocorre em homens em todo Brasil — e a necessidade de diagnóstico precoce.

Hábitos saudáveis reduzem as chances de de desenvolver o câncer de próstata

O SINTTEL-ES reproduz reportagem do site Brasil Escola que conversou com Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. A instituição criou a campanha brasileira Novembro Azul.

Novembro Azul

O lema adotado na campanha Novembro Azul de 2022 é #Azultitude. A intenção é alertar os homens a terem atitude e serem protagonistas de sua saúde.

 

NOVEMBRO AZUL: Esse é o nome da campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Realizada anualmente no mês de novembro, a mobilização é composta por diferentes tipos de ações. O compartilhamento de informações possui o objetivo de alertar a população acerca da importância do diagnóstico precoce.

As inspirações da campanha vieram tanto do Outubro Rosa quanto do Movember (junção das  palavras ‘moustache’ e ‘november’, bigode e novembro em inglês, respectivamente).

O Outubro Rosa é a campanha de conscientização acerca do câncer de mama. E o Movember é uma iniciativa da Austrália, criada em 2003, sobre o câncer de próstata.

Por aqui foi o Instituto Lado a Lado pela Vida que começou a realizar o Novembro Azul. O Brasil Escola conversou com a fundadora e presidente da organização, Marlene Oliveira, para saber mais sobre essa mobilização e como são feitas as ações.

Instituto Lado a Lado pela Vida

Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é uma organização social voltada à saúde do homem no contexto das duas principais causas de mortalidade no Brasil (doenças cardiovasculares e câncer).  Entre os anos de 2008 e 2010, a organização realizou a campanha “Um toque, um drible”. A iniciativa era direcionada à saúde do homem e a importância da detecção precoce do câncer de próstata. Com a intenção de fazer um movimento nacionalizado, em 2011, foi criado o Novembro Azul.

Um dos principais objetivos da campanha Novembro Azul é conscientizar acerca da importância de detectar precocemente o câncer de próstata. Ou seja, incentivar os homens a realizarem regularmente os exames de detecção para que caso haja alteração, prosseguir com o tratamento.

A chance de cura do tumor em caso de identificação precoce pode chegar a 90%, destaca Marlene Oliveira.

“O que tem acontecido é que os homens chegam ao sistema de saúde em uma fase muito avançada da doença. Isso faz com que esses homens não tenham sucesso no tratamento como eles teriam se fosse em uma fase precoce”.

Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida
As ações da campanha Novembro Azul são realizadas onde os homens estão e circulam, enfatiza Marlene. Os espaços são diversos, tais como estádio de futebol, nas empresas, instituições, construção civil, imprensa, transporte e ambientes públicos, entre outros.

Uma das preocupações do instituto é trabalhar mensagens informativas para as diferentes fases da vida do homem, da infância à maturidade. “O nosso objetivo é fazer com que as próximas gerações tenham um cuidado com sua saúde de forma diferenciada da que tem acontecido”, afirma Marlene Oliveira.

Sobre a negligência dos homens em relação à própria saúde, Marlene considera que é necessário “quebrar muralhas” culturais e criar pontes de interlocução para conseguir mudanças
efetivas.

Saúde pública

A relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo Marlene, se dá nos diálogos estabelecidos com o poder público. Essas interlocuções atuam no fortalecimento da atenção
primária à saúde.

Marlene argumenta sobre a necessidade desses espaços esterem preparados para receber a população. Para além do acolhimento adequado, é fundamental que o serviço forneça o
processo de tratamento e acompanhamento dos casos.

Uma das pautas discutidas é a ampliação do horário de atendimento para facilitar o acesso dos homens a esses serviços. Essa mudança facilitaria para boa parte dos usuários que têm
disponibilidade em horários alternativos ao comercial.

No ano passado, um estudo realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida apontou que 62% dos homens só procuram o serviço público de saúde quando estão sentindo fortes dores.
Marlene pontua também a importância de ações preventivas como mecanismo de evitar custos altos no atendimento público.

Campanhas

Além do Novembro Azul, a instituição realiza no mês de agosto a campanha de conscientização “Respire Agosto” sobre o câncer de pulmão. Já em setembro, as ações e atividades se
concentram na campanha “Siga seu Coração” sobre as doenças cardiovasculares.

A presidente do instituto menciona que ao longo dos demais meses do ano a atuação é direcionada na mudança de hábitos do homem como forma de prevenção dessas doenças.

Núcleo de Pesquisas LAL

O Núcleo de Pesquisas LAL foi criado em 2019 e faz parte dos projetos desenvolvidos e aplicados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo é realizar mapeamentos e levantamentos de dados a respeito das frentes defendidas pela organização: câncer, doenças cardiovasculares e saúde do homem.

As produções desenvolvidas neste núcleo são utilizadas para as tomadas de decisões no desenvolvimento de políticas públicas.

Marlene menciona a parceria que o Instituto possui com ligas acadêmicas de cursos de Medicina. Segundo ela, a intenção dessa aproximação é provocar mudanças culturais no
trabalho dos futuros médicos.

Câncer de próstata

O câncer de próstata afeta a glândula chamada próstata que está localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra.

A cada 38 minutos um homem morre devido ao câncer de próstata no Brasil, segundo dados  do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esse é o tipo de tumor mais comum entre os que
possuem mais de 50 anos.

Somente no ano passado foram 16.055 vítimas fatais da doença, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

O câncer de próstata é responsável por 10% de todos os óbitos decorrentes de câncer no país. É o segundo mais letal entre os homens, atrás apenas do câncer de pulmão. O Inca projeta cerca de 65 mil novos casos desse tipo de câncer neste ano.

Quando fazer o exame de próstata?

Os exames de detecção do câncer de próstata (toque retal e dosagem PSA) podem ser realizados a partir dos 40 anos em pessoas com histórico familiar da doença como também por afrodescendentes, uma vez que o tumor é mais recorrente em homens negros.

Em outros casos, os homens podem procurar fazer esses exames a partir dos 45 anos.

Veja os pontos positivos e negativos desses exames, segundo o Inca:

Benefícios

Malefícios

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