Notícias

Unanimidade

Acordo é aprovado na COMUNICA por 190 trabalhadores/as

17/02/2022 - 10h00 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

O resultado da avaliação da proposta de acordo coletivo 2022, mostrou que 98,4% dos/as 193 trabalhadores/as que participaram da assembleia virtual, realizada em dois dias, aprovou a negociação feita pelo Sinttel.

Foi praticamente unânime a aprovação do Acordo Coletivo 2022 nas empresas Comunica Soluções e Comunica Brasil. Apenas um voto contrário e duas abstenções desabonaram a proposta de reajuste salarial e nos benefícios e abono indenizatório parcelado. Aceitaram a proposta 190 trabalhadores que participaram da assembleia realizada pelo Sinttel-ES, de forma eletrônica.

Porém, se considerarmos que as empresas têm 361 trabalhadores, a participação de 193 empregados/as representa 53,4%, ou seja, pouco mais da metade dos contratados.

Esse número ainda é pequeno, diante da facilidade de participar da assembleia via internet.

Também demonstra que os/as empregados/as nas COMUNICA ainda não estão conscientes da importância de participar das negociações salariais coletivas que decidem os reajustes e regras trabalhistas contidas no Acordo Coletivo durante um ano inteiro, pois novas negociações somente serão realizadas no início de 2023.

O Sinttel espera que essa participação aumente, à medida que os/as trabalhadores/as se conscientizem dessa importância e não deixem de participar, deixando que os colegas decidam.

As empresas se comprometeram a aplicar os reajustes salariais e nos benefícios neste mês de fevereiro, assim como o abono sobre os salários de 31/12/2021. Portanto, retroativos a 1º de janeiro/22.

Leia abaixo a proposta aprovada.

Sinttel convoca assembleia dias 15 e 16/02 na COMUNICA

Matéria veiculada no 09/02/2022 – 21h00 – Sinttel-ES – Redação

Trabalhadores precisam participar para analisar
e decidir sobre a proposta reajustes nos
salários e benefícios do Acordo Coletivo de 2022

 

O SINTTEL-ES – Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em Empresas de Telecomunicações convoca os/as empregados/as da COMUNICA Soluções e COMUNICA Brasil para avaliar, através de votação on-line, aceitando ou rejeitando, a proposta de renovação de Acordo Coletivo para 2022 negociada com as empresas. A data-base para a repactuação do acordo coletivo é 1º de  janeiro.

Devido à nova cepa Ômicron do Coronavírus, não foi possível fazer assembleias presenciais para discutir a pauta de reivindicações. E ainda temos a dificuldade de reunir os/as trabalhadores /as que estão em home office.

Porém, o Sindicato chamou as empresas COMUNICA para discutir os reajustes para salários e benefícios. E, já no começo das conversas, reiterou que a categoria precisava da recomposição das perdas salariais pelo INPC integral de 10,16%. A inflação registrada em todo o ano de 2021. E o Sinttel não abriu mão. Bancou essa reposição.

Esse reajuste é muito importante, pois corrige o valor dos salários devolvendo o *poder de compra* que foi corroído pela inflação. O mesmo vale para o valor do tíquete alimentação: reajuste de 10,16%.

O objetivo principal é permitir que os salários de janeiro de 2022 possam adquirir a mesma quantidade de produtos que comprava em janeiro de 2021 e que o tíquete acompanhe os aumentos de preços dos alimentos e dos restaurantes.

“Não está sendo fácil garantir esse reajuste para as demais empresas. Elas choram todas as mazelas para não conceder”, revela o presidente do Sinttel-ES, Nilson Hoffmann.

ASSEMBLEIA SERÁ VIRTUAL, pela Internet

Como aconteceu no ano passado, a assembleia será virtual. Na terça e quarta feiras,  dias 15 e 16 de fevereiro, das 8 às 18 horas, a plataforma de votação on-line, no site do Sinttel, estará aberta para que os/as trabalhadores/as possam acessar, se cadastrar e votar, aceitando, se abstendo ou rejeitando a proposta que apresentamos a seguir. Lembramos que quem participou da assembleia no ano passado, basta se logar com e-mail e senha já usados.

Nesta assembleia, o voto é secreto e seguro. E todos devem participar: os que estão em home office, de férias ou afastados. Dá para votar pelo telefone, computador ou tablet.

PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO 2022

Teleoperadores do call center (Sede e SESP)

Reajuste de 10,16% (INPC integral) a partir de 1º de janeiro de 2022 para os salários dos/as empregados/as enquadrados na jornada de 36 horas por semana, que atuam como operadores do call center, tanto os que estão na SEDE, como os que atuam no contrato da SESP.

Para os demais cargos, os administrativos

Reajuste dos benefícios:

Serão reajustados todos os benefícios (tíquete, auxílio creche, farmácia), em 10,16% a partir de 1º de janeiro de 2022. Este reajuste abrangerá topos om empregados, tantos os teleoperadores quanto os administrativos.

Lembrem-se que os reajustes são retroativos a 1º de janeiro.

É importante frisar que a proposta apresentada só vale, se for ser aceita pela maioria dos trabalhadores na assembleia on-line convocada pelo Sinttel-ES.

Contribuição assistencial

O Sindicato informa que, se a proposta for aprovada, haverá uma taxa de contribuição assistencial, a ser descontada dos trabalhadores e trabalhadoras da COMUNICA para custeio das despesas geradas com a negociação do acordo coletivo. O valor será de 3% do salário base de cada empregado/a, divididos em três parcelas de 1% nos meses de Fevereiro, Março e Abril de 2022.

Essa taxa é estabelecida na legislação, portanto ela é legal. Mas para além de ser legal, é muito importante para a manutenção do Sindicato, que faz a negociação do Acordo Coletivo, garantindo os benefícios — Reajuste anual; tíquete, licenças e afastamentos; auxílio creche, plano de saúde, entre outros — que não tem lei que obrigue as empresas a pagar, mas foram conquistas do Sinttel-ES e estão garantidos no Acordo Coletivo há vários anos.

Caso o trabalhador não concorde em contribuir com o Sindicato, mas usufruirá dos benefícios, deve ir até a sede do Sinttel e fazer uma carta de próprio punho, no local, se opondo ao desconto até o dia 24 de fevereiro. Atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e de 13 às 17 horas, na  Rua Alberto de Oliveira Santos, 42 edf. Ames, sala 1316, no centro de Vitoria ES.

Mas atenção: quando você não contribui, você joga para os trabalhadores sindicalizados a responsabilidade de manter vivo o seu sindicato. E isso não é justo. Faça parte do Sinttel-ES

Acesse nossas redes sociais

Edital de convocação de Assembleia

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES