Notícias

Proposta foi recusada

Oi garante Acordo por 12 meses sem reajuste nos salários e benefícios

24/11/2020 - 20h45 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

24/11/2020 – 17h17 – Federação Livre – Redação

A primeira telerreunião de negociação com a operadora Oi, realizada com a Comissão de Negociação da Federação Livre, durante todo o dia dessa terça-feira (24) não rendeu.

Marcos Mendes (Oi), Luís Antônio Souza da Silva (Livre/SinttelRio), Cintia Zózimo Marque Rau (Oi) Alexandre Guimarães de Barros (Oi), Marcelo Beltrão (Livre/Sinttel-PE), Lacy da Matta (Sinttel-AM), Renato Alves Claramonte (Oi), Gilberto Pirajá Martins Junior (Sinttel RN) e Alessandro Mamedi (Sinttel-ES).

Inicialmente o diretor de Gente e Gestão da Oi, Marcos Mendes, abriu a reunião afirmando que a empresa tem o maior interesse em renovar o acordo. Ele fez um balanço da situação difícil que a empresa atravessa, diante da Processo de Recuperação Judicial em que se encontra, as demissões e a venda de diversos ativos (móvel, torre, data centers e TV).

Em seguida, o gerente de Relações Trabalhistas, Benefícios e Gestão de Terceiros da Oi, Alexandre Barros, apresentou os principais resultados consolidados da empresa e a tendência positiva do Placar 2020 que caminha para superar os três salários.

Na volta do almoço, a empresa fez sua contraproposta à pauta de reivindicações apresentada. Para a surpresa da comissão, a Oi não ofereceu nenhum reajuste, seja nos salários ou nos benefícios que compensasse as perdas salariais, apesar de ter consciência da alta da inflação no período – 1/nov/2019 a 31/0ut/2020 – que pelo INPC/IBGE chegou a quase 5% (4,77%). A proposta da empresa é ZERO para o principal item da pauta de reivindicação: reajuste.

De pronto, o coordenador da Comissão da Federação Livre, que reúne os sindicatos (Sinttel) do AM, CE, ES PE, RN, RJ e RO, Marcelo Beltrão rejeitou a proposta, por não atender minimamente às reivindicações de melhoria salarial e nos benefícios dos/as empregados/as. A  próxima reunião ficou marcada para o dia 02/12.

Veja a contraproposta da Oi:
1) Reajuste salarial e nos benefícios pelo INPC  4,77% – Zero
2) Regulamentação do Teletrabalho (Home Office) – Não tem compensação de despesas e tudo é responsabilidade do empregado. A Oi quer que o Teletrabalho continue como está sendo feito durante a pandemia, sem direito a desconexão e ajuda de custo.

  1. Todas as despesas decorrentes da execução do trabalho fora das dependências das empresas, tais como infraestrutura, espaço físico, energia elétrica, mobiliário, conexão de internet, entre outras, serão de total responsabilidade do empregado.
  2. É de responsabilidade do empregado, manter em perfeito estado de conservação todos os equipamentos eventualmente fornecidos ou validados pelas empresas.

3) Abono indenizatório – Em Dezembro/2020, mas sem valor, ainda.

4) Manutenção de todos os benefícios e conquistas atualmente praticadas

Medicamentos, prorrogação licença maternidade /paternidade, folga mês aniversário, tíquete nas férias, 11 opções de receber o tíquete, etc…;
Manutenção do recesso de final de ano, do calendário de pontes e compensações e do horário flexível;

4) Antecipação de PLACAR  OU  13º salário de 2021

A Oi ofereceu antecipação de 0,5 salários do Placar 2020 ou 50% do  13º salario/2021 em Dezembro de 2020.

5) Garantia de negociação com a Federação Livre, em caso de mais desligamentos – Sem  proposta da empresa.

6) Manutenção do Acordo Coletivo e todas as cartas compromissos da empresa; – aceito em parte. A empresa oferece renovação dos Acordos coletivos e de Jornada com vigência de 12 meses.

7) Auxílio creche para todos/as os/as empregados/as – Sem  proposta da empresa.

A reunião só foi positiva considerando que esta é a primeira, pois, ao menos a empresa concordou na manutenção do atual Acordo Coletivo. Porém, só por mais um ano, enquanto a reivindicação dos sindicatos é por mais dois anos. Quanto às antecipações de parcelas do 13º salário e do Placar, a Oi respondeu que ou um outro, não os dois, como foi proposto pela Comissão da Livre. Agora, é aguardar o próximo dia 2 de dezembro, quando a Comissão discutirá alternativas, apresentando uma contraproposta à Oi.

Fique ligado!

____________________________________

A Comissão de Negociação da Federação Livre foi  representada: Luís Antônio Souza da Silva (SinttelRio), Marcelo Beltrão (Sinttel-PE), Lacy da Matta (Sinttel-AM), Gilberto Pirajá Martins Junior (Sinttel RN), Alessandro Mamedi e Nilson Hoffmann (Sinttel-ES) e Hamurabi Duarte Carvalho (Sinttel-CE).

A Federação Livre mantém um canal de comunicação nesta campanha salarial  livre@federacaolivre.org.br. Todas as informações e boletins informativos estarão à disposição no site e nas redes sociais

     

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES