Notícias

Ir às ruas e PROTESTAR

#19Junho – Livre convoca toda a categoria para o Fora Bolsonaro

16/06/2021 - 16h36 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

A Federação Live e seus sindicatos – SINTTELs Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia – CONVOCAM todos/as os trabalhadores nas empresas de Telecomunicações para as manifestações neste sábado, dia 19 de junho. A luta é por vacinas, auxílio de 600 reais, em defesa do SUS, geração de emprego e pelo “FORA BOLSONARO”.

A CUT convoca os sindicatos para fazer mobilizações também na sexta-feira (18), nas empresas. Temos que discutir a pauta trabalhista, segundo o presidente da CUT, Sérgio Nobre. Neste dia, a CUT e demais centrais sindicais irão aos locais de trabalho para dialogar com trabalhadores sobre a realidade do país. Para os trabalhadores em Telecom, cuja maioria está em home office, a indicação é participar no sábado.

Fora Bolsonaro! Vacina no Braço e Comida no Prato

“A destituição do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), que ignorou o combate a pandemia do novo Coronavírus, estimula o uso de medicamentos sem eficácia, promove aglomerações e não tem uma proposta de aquecimento da economia, com geração de emprego e renda, é a única maneira de o país voltar a crescer, salvar vidas, distribuir renda e gerar empregos”, dizem os organizadores dos atos.

Já o sábado, 19, junto com os movimentos sociais, é dia de ir às ruas pelo ‘fora, Bolsonaro’, com todos os cuidados necessários para evitar a disseminação do novo Coronavírus. A CUT está orientando sua base com clareza. De acordo com a direção da Central, só deve ir aos atos quem se sentir seguro para ir às ruas, não faça parte de grupos de riscos e não tenha comorbidades. Nesses casos, todos devem usar máscaras, álcool em gel e manter o máximo possível o distanciamento social.

Vacina é vida!

A Federação Livre está buscando a vacina para os/as trabalhadores em Telecom. Na cidade do Recife, numa conquista do SINTTEL-PE, trabalhadores/as com mais de 40 anos começam a ser vacinados. Uma reunião está sendo agendada com o Ministério da Saúde e Sindicato das Empresas – Conexis (antigo SindiTelebrasil) para incluir o setor na vacinação em todo o país.

Em Recife, inicialmente serão vacinados/as  trabalhadores/as da Claro, Oi, R2, Tecnomulti, Líder Telecom, Tim e Vivo, já que, por decisão da Secretaria Municipal de Saúde da cidade pernambucana, as empresas têm necessariamente de possuir o CNPJ registrado em Recife e os/as empregados/as dessas empresas serem moradores/as da cidade. O Teleatendimento ainda não será comtemplado com o imunizante.

Guia de segurança sanitária

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) elaborou um guia sobre segurança sanitária. A regra número 1 é só comparecer a manifestações em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração.  E, mesmo nesses casos, o distanciamento de dois metros entre os manifestantes deve ser mantido.

  1. Os médicos recomendam o uso de máscara PFF2/N95, bem ajustada no rosto, cobrindo nariz e boca, sem vazamentos.
  2. Uma alternativa, para quem não tem máscara desse modelo, é usar uma máscara cirúrgica simples, coberta por uma máscara de pano.
  3. Nesse sentido, a Rede sugere que os próprios organizadores disponibilizem máscaras adequadas para manifestantes que não as possuam.
  4. O guia de segurança sanitária chama atenção para o deslocamento até o local do ato. A preferência é por transportes bem ventilados e o uso da máscara é indispensável no trajeto.
  5. Como em qualquer ocasião durante a pandemia, não deve haver beijos e abraços. Objetos pessoais, alimentos e bebidas não devem ser compartilhados.
  6. A Central de Mídia das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo fez um levantamento das cidades que já marcaram hora e local para os atos do dia 19.

Confira onde vai ter atos no dia 19 

Região Norte

Amazonas

Manaus – Passeata Praça da Saudade | 15h

Rondônia

Porto Velho – Passeata Praça das 3 caixas d’água | 8h
e carreata 7 de setembro com a Farquar | 8h
Guajará-Mirim – Parque Circuito | 9h
Ji-Paraná – Casa do Papai Noel | 9h

Região Nordeste

Ceará

Fortaleza – Praça da Gentilândia | 15h30
Tianguá (Região da Ibiapaba) – Em frente ao Mix Atacarejo | 7h

Pernambuco

Recife – Praça do Derby indo pela Conde da Boa Vista até Guararapes | 9h

Rio Grande do Norte

Natal – Midway Mall até Natal Shopping Center | 15h

Mossoró – Praça Cícero Dias em frente ao Teatro Municipal |  16h

Região Sudeste

Espírito Santo

Vitória – Carro, Bike e a pé UFES até Assembléia Legislativa | 15h

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Monumento Zumbi dos Palmares até Candelária | 10h

Atos no Exterior

19/06
Inglaterra – Londres – Embaixada do Brasil | 14h (horário local0
Inglaterra – Oxford – Fernando’s Cafe City Center | 13h (horário local)
Portugal – Porto – Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição

20/06
Itália – Roma – Piazzale Del Verano 20h (horário local)

*Com informações do BASIL DE FATO E DA CUT BRASIL

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES