Acidente de Trabalho???
Vítima de um acidente de trabalho, Fanuel Marques de Oliveira, de 20 anos, funcionário da Telemont, morreu na manhã desta segunda-feira (26), na rua Taunay, no bairro Ideal, em Ipatinga/MG. Ele fazia instalação de uma linha telefônica quando encostou em um fio de alta tensão. O trabalhador foi socorrido e chegou a ser levado para o Hospital Municipal Elaine Martins, no bairro Cidade Nobre, porém, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Os trabalhadores da Telemont, empresa que presta serviço para operadora Oi, se reuniram em frente ao Hospital Municipal para protestar contra a morte de Fanuel e as condições de trabalho impostas pela empresa.
Em entrevista ao Diário do Aço, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel-MG), Joas Henrique Alves Ferreira, explicou que Fanuel foi executar um trabalho na rua Taunay, mas depois de um tempo, os vizinhos relataram que escutaram um barulho e quando chegaram ao local, Fanuel já estava no chão caído e gritava de dor. “Para ter acontecido isso, ele encostou em um fio de alta tensão durante o serviço. O motivo exato não sabemos, mas sabemos que foi causado por excesso de jornada de trabalho”, aponta.
Segundo o coordenador regional do Sinttel-MG, Bruno Silva de Carvalho, o sindicato tem recebido muitas reclamações dos trabalhadores sobre as condições de serviço oferecidas pela Telemont. Muitos criticam a intensa carga de trabalho, não respeitando o sétimo dia de folga. “Isso tem atrapalhado em diversas coisas, como questão familiar e saúde mental, além de contribuir para possíveis fatalidades, como aconteceu nesta segunda-feira (26). Segundo relatos, Fanuel trabalhava há três fins de semana seguidos, o que prejudica a atenção e cuidado na hora do serviço”, lamenta.
Mediação
Bruno Silva ainda acrescenta que no dia 4 de abril, às 15h30, haverá uma reunião de mediação entre o Sinttel-MG e os representantes do Telemont para discutir o descumprimento da Legislação Trabalhista. Em um informativo do Sinttel, publicado na semana passada, a entidade já chamava a atenção sobre as condições de trabalho ao qual os empregados da Telemont estavam sujeitos.
“O Sinttel-MG relembra que a empresa deve destinar aos trabalhadores ao menos um fim de semana por mês, e orienta que, forçar alguém a trabalhar além da escala que foi firmada, ou mesmo, fazer horas extras, é coação, e coação pode resultar em dano moral, além de a empresa ter de pagar em dobro o dia em que o trabalhador atuar em sua folga”, afirma o boletim.
O Diário do Aço buscou uma resposta junto à Telemont, prestadora de serviços de telefonia para a Oi, mas não obteve nenhuma resposta. A empresa possui uma unidade de serviços em Ipatinga, mas a sede fica em Belo Horizonte, onde nenhuma das ligações telefônicas foi atendida na tarde desta segunda-feira.
_____
Matéria original – Diário do Aço
26/03/2018