Poposta aprovada
A assembleia dos trabalhadores e trabalhadoras na V.tal, realizada nesta quinta-feira, 29/09, aprovou a proposta econômica do acordo coletivo de trabalho que tem vigência até setembro de 2023. Este é o primeiro ano em que a Federação Livre, da qual o SINTTEL-ES é filiado, estebelece negociações coletivas com a V.tal, empresa de rede neutra criada a partir da separação dos ativos de fibra óptica da operadora Oi, hoje controlada pelo BTG Pactual.
Participaram da assembleia nos estados do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia, representados pela Federação LiVRE, 738 trabalhadores/as. Destes, 549 aceitaram a proposta da empresa. A rejeição ficou por conta de 24% (179 votos). As abstenções somaram 10 votos.
Apesar de a votação ter sido virtual, o que possibita a participação pela internet de todos os trabalhadores, pouco mais da metade acessaram a plataforma de votação. A V.tal tem nestes estados 1.434 empregados/as, porém, 51% ou 738 trabalhadores participaram.
Confira a proposta aprovada:
Reajuste nos salários e benefícios
5% de reajuste salarial e nos benefícios, sendo 3% em Janeiro e 2% em Maio/23.
Abono
R$ 1.600 em dinheiro, sem desconto do IR e com pagamento previsto após a aprovação do acordo.
Auxílio-creche para todo o corpo funcional – UMA CONQUISTA
Um direito da criança, até 3 anos, para homens e público LGBTQIA+ no valor de R$ 598,51. A V.tal tem 3.250 empregados/as.
PPR
PPR 2022: a previsão, segundo a própria empresa, é de um prêmio de 1,8 salário já corrigido com o reajuste, pois o resultado será apurado e divulgado no primeiro trimestre de 2023.