A campanha salarial é uma etapa de real importância para as organizações sindicais. É o momento de luta coletiva para negociar com os representantes dos patrões as reivindicações dos trabalhadores. Neste contexto, é preciso definir os objetivos estratégicos e se cercar de informações concretas sobre a realidade do setor.
De acordo com os dados apurados pela subseção do DIEESE na FENATTEL, no ranking das maiores empresas de teleatendimento o faturamento total estimado para 2016 é de R$16.712.105.816, uma variação de 7,8% em relação a 2015.
O número do faturamento alcançado em 2015 foi de R$15.501.443.109. “Estou extremamente satisfeito com o nosso desempenho em 2015, quando atingimos nossas metas de lucratividade, apesar de um ambiente macroeconômico muito desafiador no Brasil”, esta afirmação foi feita pelo Diretor Executivo da Atento em 2015.
A empresa encerrou 2015 com US $ 238 milhões em liquidez. Nos três últimos meses de 2016, a Atento obteve melhoria do perfil de crescimento no Brasil e manteve crescimento nas Américas. Houve, ainda, crescimento de dois dígitos com clientes não-Telefônica. A empresa ampliou a relação com a Telefônica, em novo contrato com a Vivo no Brasil.
Outro dado que evidencia o ótimo momento da Atento é a aquisição da R Brasil, líder no mercado de cobranças no Brasil. Faturamento das empresas de teleatendimento cresceu em 2016 Você está recebendo o Boletim Digital semanal da FENATTEL, que também irá circular com edições extras de acordo com a dinâmica do movimento sindical dos trabalhadores em Telecom. A FENATTEL está construindo a unidade dos trabalhadores no Brasil Conforme a apuração, em 2015 a Contax apresentou encerramento (total ou parcial) de 19 unidades operacionais, com renegociação de dívidas. Ainda assim, conquistaram importante cliente de telecomunicações e as receitas da empresa, em 2015, no Brasil representaram 70% do total do grupo.
No terceiro trimestre de 2016 a Contax apresentou lucro líquido positivo de R$ 73,9 milhões, ante prejuízos nos trimestres anteriores. As receitas tiveram diminuição do volume, parcialmente compensada pelo ingresso de clientes importantes do setor de telecom e bancário.
Mesmo em um contexto conturbado, as empresas de telecomunicações conseguem obter seus lucros e resultados positivos. O trabalhador, aquele que contribuiu de modo efetivo para o enriquecimento das empresas merece ter seu trabalho reconhecido. É aqui que os sindicatos representarão o teleoperador, em busca da valorização do seu salário, benefícios e melhores condições no ambiente trabalhista.