Recuperando perdas salariais
10/09/2021 – 20h02 – Federação Livre – Redação
Diante da divulgação da inflação pelo INPC pelo IBGE de 10,42% para o acumulado do ano (1º/09/2020 a 31/08/2021) a Operadora VIVO convidou a Comissão de Negociação da Federação Livre para uma telerreunião nesta sexta, 10. A empresa confirmou que cumprirá o acordo coletivo, aprovado no ano passado pelos trabalhadores, quanto ao reajuste automático das cláusulas econômicas – salários e benefícios – pela inflação do período.
A Federação LiVRE – que reúne os sindicatos do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia avisou à empresa, antes mesmo que ela viesse com uma conversa atravessada, que não há possibilidade alguma de não aplicação de 100% do INPC já divulgado.
Nenhuma proposta foi apresentada. A Telefónica apenas colocou para os sindicatos as dificuldades de fazer o pagamento integral do reajuste nos salários neste ano e que estuda “alternativas” de flexibilização da aplicação dos 10,42%. “Será um desafio gigantesco, mas vamos cumprir, ainda que o INPC esteja fora de qualquer projeção feita há um ano”, explicou o Gerente de Relações Trabalhistas e Sindicais, Márcio Aparecido.
Segundo ele, a inflação projetada pela VIVO para agosto/21 era de 3,0%. “Mesmo com esse cenário desafiador, a Telefónica cumprirá o acordo coletivo firmado com as federações”, disse Márcio.
Se diante de uma situação adversa, já que ninguém esperava uma inflação tão alta, a empresa apresentar alguma proposta que flexibilize o pagamento do reajuste salarial, esta será levada à apreciação dos trabalhadores. “Nada será decidido pelos sindicatos. Faremos nova ASSEMBLEIA COM TODOS OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS”, afirma o presidente da LiVRE, Luis Antônio Souza da Silva.
Uma nova reunião será realizada na próxima semana.
A coordenadora da Comissão de Negociação, Vânia Miguez, lembra que a pauta de reivindicações encaminhada à Telefónica Vivo, além do Reajuste nos salários e benefícios pelo INPC integral na data base (garantido), inclui também a realização de Acordo de Teletrabalho (home office) com R$250 de ajuda de custo, Garantia de empregos, Qualificação profissional e Acordo Coletivo por 2 anos.
Mobilize-se!
Informe-se através dos sites e redes sociais dos sindicatos. Reforce o time dos trabalhadores.
A Comissão da Federação Livre na Vivo é composta pela Coordenadora Vânia (SinttelRio), Reginaldo Biluca (Sinttel-ES) Anchieta (Sinttel-PE) e Stela (Sinttel-CE).
A Federação Livre mantém um canal de comunicação nesta campanha livre@federacaolivre.org.br. Todas as informações e boletins informativos estarão à disposição no site e nas redes sociais dos sindicatos