Avaliação da proposta de CCT
Depois de uma longuíssima negociação, com reuniões que mais pareciam um “muro de lamentações”, finalmente a Telemont – empresa terceirizada de rede externa da Oi – fez uma proposta de reajuste para os salários e benefícios na CCT de rede externa. Agora é chegada a hora de os trabalhadores da Telemont avaliarem a proposta.
Saindo de nada, pois a empresa se negava a dar qualquer reajuste, chegou-se à proposta:
Chegamos a esse percentual depois de brigar muito com o Sinstal (sindicato das empresas), porque o SINTTEL do Espírito Santo e de Rondônia se negavam a levar para a avaliação dos trabalhadores uma proposta que não contemplasse a reposição das perdas salariais, que até abril/21 somou 7,59%. A data base da Convenção Coletiva de Rede Externa é 1º de maio.
A situação estava muito complicada, pois a Telemont vinha com um discurso de que não havia possiblidade alguma de repor a inflação do período.
Desde 2018 que o SINTTEL-ES ouve da Telemont que a Oi não dá reajustes e, pior, reduz o valor do contrato. E mesmo diante do caos apresentado, foi possível sair do NADA e chegar ao reajuste proposto.
Importante lembrar que o Brasil NÃO TEM uma lei que determine que as empresas façam a correção dos salários e benefícios todo ano. Essa é uma conquista dos sindicatos.
Assembleia on-line
Em função dos protocolos sanitários da Pandemia, de não aglomeração, o SINTTEL tem realizado assembleias virtuais. Foram realizadas e com boa participação nas operadoras e em call centers. Para os trabalhadores da Telemont não será diferente.
Entretanto, para participarem desta assembleia, é necessário se cadastrar no Sistema. Um login e senha serão gerados para que os/as trabalhadores/as tenham acesso liberado à plataforma de votação. E vale para todos mesmo os que estão afastados ou em férias. Basta acessar o site pelo telefone, tablet ou computador.
O cadastro é necessário, pois as empresas não podem informar dados dos seus trabalhadores/as, devido a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), já em vigor desde agosto do ano passado.
Por isso, quem quiser participar da assembleia on-line, terá que fazer este cadastro. O sigilo do voto é garantido. Nem o Sindicato e nem a empresa consegue ter acesso ao voto do trabalhador.
Basta acessar o site do www.sinttel-es.org.br e clicar no box vermelho da parte superior “Sistema de Votação Online” e preencher os dados solicitados.
Mas a votação sobre a proposta da empresa só poderá ser feita no dia 10 de setembro de 2021, com início às 07:00 horas e encerramento às 18:00 horas. Findo este prazo, o sistema gerará o resultado da votação e o SINTTEL divulgará no site e em suas redes sociais: