Ir às ruas e PROTESTAR
A Federação Live e seus sindicatos – SINTTELs Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia – CONVOCAM todos/as os trabalhadores nas empresas de Telecomunicações para as manifestações neste sábado, dia 19 de junho. A luta é por vacinas, auxílio de 600 reais, em defesa do SUS, geração de emprego e pelo “FORA BOLSONARO”.
A CUT convoca os sindicatos para fazer mobilizações também na sexta-feira (18), nas empresas. Temos que discutir a pauta trabalhista, segundo o presidente da CUT, Sérgio Nobre. Neste dia, a CUT e demais centrais sindicais irão aos locais de trabalho para dialogar com trabalhadores sobre a realidade do país. Para os trabalhadores em Telecom, cuja maioria está em home office, a indicação é participar no sábado.
“A destituição do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), que ignorou o combate a pandemia do novo Coronavírus, estimula o uso de medicamentos sem eficácia, promove aglomerações e não tem uma proposta de aquecimento da economia, com geração de emprego e renda, é a única maneira de o país voltar a crescer, salvar vidas, distribuir renda e gerar empregos”, dizem os organizadores dos atos.
Já o sábado, 19, junto com os movimentos sociais, é dia de ir às ruas pelo ‘fora, Bolsonaro’, com todos os cuidados necessários para evitar a disseminação do novo Coronavírus. A CUT está orientando sua base com clareza. De acordo com a direção da Central, só deve ir aos atos quem se sentir seguro para ir às ruas, não faça parte de grupos de riscos e não tenha comorbidades. Nesses casos, todos devem usar máscaras, álcool em gel e manter o máximo possível o distanciamento social.
A Federação Livre está buscando a vacina para os/as trabalhadores em Telecom. Na cidade do Recife, numa conquista do SINTTEL-PE, trabalhadores/as com mais de 40 anos começam a ser vacinados. Uma reunião está sendo agendada com o Ministério da Saúde e Sindicato das Empresas – Conexis (antigo SindiTelebrasil) para incluir o setor na vacinação em todo o país.
Em Recife, inicialmente serão vacinados/as trabalhadores/as da Claro, Oi, R2, Tecnomulti, Líder Telecom, Tim e Vivo, já que, por decisão da Secretaria Municipal de Saúde da cidade pernambucana, as empresas têm necessariamente de possuir o CNPJ registrado em Recife e os/as empregados/as dessas empresas serem moradores/as da cidade. O Teleatendimento ainda não será comtemplado com o imunizante.
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) elaborou um guia sobre segurança sanitária. A regra número 1 é só comparecer a manifestações em locais abertos e bem ventilados, sem aglomeração. E, mesmo nesses casos, o distanciamento de dois metros entre os manifestantes deve ser mantido.
Manaus – Passeata Praça da Saudade | 15h
Porto Velho – Passeata Praça das 3 caixas d’água | 8h
e carreata 7 de setembro com a Farquar | 8h
Guajará-Mirim – Parque Circuito | 9h
Ji-Paraná – Casa do Papai Noel | 9h
Fortaleza – Praça da Gentilândia | 15h30
Tianguá (Região da Ibiapaba) – Em frente ao Mix Atacarejo | 7h
Recife – Praça do Derby indo pela Conde da Boa Vista até Guararapes | 9h
Natal – Midway Mall até Natal Shopping Center | 15h
Mossoró – Praça Cícero Dias em frente ao Teatro Municipal | 16h
Vitória – Carro, Bike e a pé UFES até Assembléia Legislativa | 15h
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Monumento Zumbi dos Palmares até Candelária | 10h
19/06
Inglaterra – Londres – Embaixada do Brasil | 14h (horário local0
Inglaterra – Oxford – Fernando’s Cafe City Center | 13h (horário local)
Portugal – Porto – Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição
20/06
Itália – Roma – Piazzale Del Verano 20h (horário local)
*Com informações do BASIL DE FATO E DA CUT BRASIL