O embate foi grande, mas os trabalhadores das prestadoras de serviços em telecom conseguiram fechar uma boa Convenção Coletiva 2015/2016. Além dos reajustes das claúsulas econômicas, foi criado o piso por função de Multi-Skill tanto na parte da fibra ótica quanto no cabo metálico.
A exemplo de outros estados, a categoria no Espírito Santo aprovou por maioria a proposta feita pelo Sinstal (Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações).
A plenária, convocada pelo Sinttel, foi realizada no último dia 02. As negociações ocorreram em São Paulo e a Comissão representativa dos trabalhadores (Fenattel) bateu firme, conseguindo garantir inclusive pisos salariais dignos para todos.
Mas não foi fácil chegar a um consenso com os patrões. Na avaliação da Comissão, essa foi uma das negociações mais difíceis dos últimos anos, tendo em vista o cenário de inflação alta. E uma das maiores conquistas foi o aumento real no tíquete refeição. A Convenção Nacional também trouxe avanços importantes ao aproximar os valores dos outros estados, que recebiam menos, aos de São Paulo.
Fique por dentro proposta aprovada. A Convenção Coletiva está em processo de registro no Ministério do Trabalho e Emprego. Mas já´está valendo.