Acordo fechado
O Sinttel-ES fechou um acordo com o Seaces (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no ES) e garantiu o reajuste de 2,45%. O reajuste recompõe a inflação do período e a perda do poder de compra dos salários entre 1º de maio de 2019 e 30 de abril de 2020.
Neste momento de grave crise econômica devido à pandemia da Covid-19 e da ausência de políticas do governo federal que deveriam garantir uma renda mínima para os mais de 45% da população que estão desempregados, desalentados e na informalidade, o reajuste é uma grande conquista.
A própria Convenção Coletiva de Trabalho que garante direitos que não tem lei que obrigue as empresas a cumprir, é outra conquista importante, aja vista as medidas provisórias baixadas pelo presidente Jair Bolsonaro retirando direitos trabalhistas desde que o Estado de Calamidade Pública foi decretado em março passado.
O reajuste eleva o valor diário do auxílio-alimentação de R$ 14,84 para R$ 15,20 por dia trabalho efetivamente. As empresas podem descontar 10% do valor total do benefício como participação do empregado, de acordo com a lei que instituiu o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Auxílio-Creche
As telefonistas vão continuar usufruindo do auxílio-creche no valor de 20% do piso salarial.
Seguro
A CCT manteve essa cláusula importante para essa categoria, permitindo que as empresas sucessoras nos contratos de mão de obra terceirizada devam aproveitar as telefonistas.