Notícias

Distribuição de renda

24 de janeiro, Dia da Previdência Social e dos Aposentados

24/01/2020 - 13h27 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Nesta sexta-feira, 24 de Janeiro, deveríamos celebrar no Brasil o Dia da Previdência Social e Dia Nacional dos/as Aposentados/as. Para o momento Sindical, a data possui um caráter de luta e não de comemoração, principalmente por conta dos ataques do Governo Bolsonaro aos/às trabalhadores/as (que um dia iriam se aposentar) e da retirada de direitos e garantias que impactam de forma cruel a vida de toda a população brasileira, em especial dos aposentados, pensionistas e segurados.

É um dia para reafirmarmos a importância da Previdência Social pública.

Mesmo com a reforma da Previdência, aprovada no último ano, o dinheiro recebido por aposentados e pensionistas e os auxílios saúde, acidente de trabalho, maternidade e das pessoas com deficiência e capacidade reduzida (BPC) continua a ser uma estratégica política de distribuição de renda, que proporciona a sobrevivência de milhares de famílias, além de fortalecer o comércio, a economia local de mais de 70% dos municípios brasileiros.

Mais de 2/3 do valor total dos benefícios rurais são destinados a municípios com até 50 mil habitantes, o que corresponde a um volume de recursos na ordem de R$ 5,6 bilhões/mês que são injetados mensalmente na economia desses pequenos municípios (dados de janeiro de 2016). A luta das Centrais sindicais, federações e sindicatos nos últimos anos, contra os governos Temer e Bolsonaro, evitou que a reforma atingisse drasticamente os rurais.

No entanto, o aumento de benefícios indeferidos nos últimos 3 anos e à demora na análise dos processos para aposentadoria, perícias, auxílios e licenças maternidade tem gerado filhas enormes nas agências do INSS, causando muitos transtornos e sofrimentos a todos que precisam do dinheiro para sobreviver, comprar remédios, sustentar a casa, pagar a contas.

A Aspases – Associação dos Aposentados e Pensionistas do setor de Telecomunicações do Espirito Santo, reafirma seu compromisso em lutar pela previdência social pública e denunciará sempre o desmonte do Estado brasileiro, principalmente na Previdência Social. Nenhum direito a menos!

Mesmo com os crueis retrocessos, o Sinttel e a Aspases parabenizam os aposentados e aposentadas pela data e enfatizam que têm compromisso com as demandas da terceira idade e idosos(as) Telefônicos . “Nesse momento, não temos o que comemorar nesse cenário de retrocessos e de retirada de direitos, por isso, devemos nos manter mobilizados(as) para lutar pelos nossos direitos e pelo direito de outros e outras se aposentarem. Portanto, essa importante data tem que ser celebrada com muita luta, com muita garra e devemos, também, reafirmar as nossas convicções e desejos por uma vida melhor e digna para os trabalhadores da cidade e do campo”, destacou Nilson, Hoffmann, presidente do Sinttel-ES.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES