Tem cara de PPR, mas é abono
Reunidos na sexta-feira, dia 6, na portaria da empresa, os trabalhadores aceitaram a proposta negociada pelo Sinttel-ES.
O Programa de Participação nos Resultados, como o nome já diz é um programa, com estabelecimento de metas, indicadores, e target (prêmio) máximo que o trabalhador poderá receber, se cumpridas as diretrizes do programa.
O que o Sindicato negociou com a Ondacom não teve metas, indicadores, pesos estabelecidos e nem foi registrado em Acordo Coletivo.
A empresa aceitou a negociação feita pelo sindicato para que remunerasse os trabalhadores como reconhecimento ao esforço de cada um, mas sem avaliar a produtividade de cada um. O que daria um prêmio maior, se a empresa quisesse de verdade valorizar seus trabalhadores.
Não só na Ondacom, mas na maioria das prestadoras de serviço para as operadoras, não existe uma cultura de remunerar estrategicamente os empregados, caracterizada pela participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa. Esta medida tem sido usada em várias corporações como instrumento de incentivo à produtividade.
O PPR é um direito constitucional previsto no art. 7º, XI da Constituição Federal, mas não é obrigatório por lei para todas as empresas. A sua implementação depende de negociação sindical (Acordo ou convenção coletiva) entre empresa e os sindicatos de trabalhadores, sendo pago apenas se as metas e indicadores estabelecidos forem atingidos.
Em muitas empresas do setor de Telecom, como Claro, Tim, Vivo, os programas avaliam lucro da empresa, absenteísmo (faltas), produtividade do trabalhador e até a satisfação do cliente com os serviços prestados.
As principais metas e indicadores em um Programa de Participação nos Resultados (PPR) focam em produtividade, lucratividade e qualidade, alinhando o esforço dos trabalhadores ao sucesso da empresa. Eles são divididos em metas organizacionais (gerais) e individuais/equipe (operacionais), comumente incluindo EBITDA, faturamento, redução de absenteísmo, satisfação do cliente (NPS) e cumprimento de prazos.