Notícias

Assembleia on-line dia 22/10

V.TAL e NIO propõem 4% de reajuste, abono e 1 salário de PPR em Out

18/10/2025 - 17h59 - Sinttel-ES - Tânia Trento | Jornalista | Reg. Prof. 0400/ES
Imprimir

A Federação LiVRE e seus sindicatos (Sinttels AM, ES, MA, PE, RJ e RO), convocam os/as trabalhadores da NIO e V.tal para deliberar sobre a proposta de Acordo Coletivo que foi negociada com as empresas.  A assembleia virtual (on-line) será realizada na quarta-feira, dia 22 de outubro pelo link:

https//sinttel.votabem.com.br

Não foi um processo fácil, várias reuniões realizadas, pois o cenário apresentava sérias dificuldades. Em setembro estourou uma imensa crise envolvendo a V.tal e a Oi por conta do final de contrato de prestação de serviços da Serede. Crise que ainda se arrasta, mas que exigiu da Comissão de Negociação da Federação LiVRE construir um entendimento envolvendo as diretorias das empresas.

Conquistas_____________________

Adiantamento do PPR

Apesar o momento conturbado, tanto a V.tal quanto a Nio concordaram com a reivindicação dos trabalhadores já externada desde o ano passado de que houvesse um adiantamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). As empresas concordaram em antecipar um salário nominal com pagamento previsto para 31 de outubro/2025.

Reajuste retroativo

Outra conquista foi a retroatividade do reajuste para salários e benefícios na data-base é setembro. Portanto a proposta de 4% de reajuste nos salários e benefícios — se aprovados pelos trabalhadores e trabalhadoras — devem ser aplicados de forma retroativa a setembro. Foi uma negociação demorada, com os sindicalistas mostrando o lucro das empresas e as convencendo que os trabalhadores precisam também ser valorizados.

Apesar de a inflação acumulada chegar a  5,05% (INPC), o reajuste será de 4%. Em compensação,  as empresas concordaram em conceder um abono compensatório de R$ 1.000,00 de abono em janeiro/26.

Auxílio Creche para os empregados pai

Um outro fato que norteou esta negociação foi a intenção comum das empresas e o desejo da Comissão de Negociação da Federação LiVRE de começar unificar os acordos, já que constam diferenças entre eles. Por exemplo, os trabalhadores da Nio que são pais não têm o benefício auxílio creche. Uma conquista!

Evidente que foi pouco, diante de tantas diferenças, mas buscar a unificação dos Acordos Coletivos em um caso ou outro o reajuste não foi o ideal em uma das empresas, para compensar que na outra o reajuste fosse mais elevado (e vice-versa).

Proposta a ser avaliada em assembleia

Reajuste Salarial: 

Reajuste nos benefícios  VA/VR,  auxílio creche, medicamento, PCD, entre outros: todos serão reajustados de forma retroativa.

Abono compensatório: 

Auxílio creche: 

PPR


Você, trabalhador e trabalhadora no setor de Telecom sabe que o SINTTEL-ES sempre estará ao seu lado, portanto SINDICALIZE-SE. A contribuição é de 1% do salário base ao mês e certamente define o comportamento das empresas com os/as trabalhadores/as. Quanto mais sindicalizados ao SINTTEL-ES maior a chance de conquistas. O SINDICATO É SUA GARANTIA.

Mande um oi com seu nome e o nome da empresa para o  ZAP do Sinttel e receba notícias do seu interesse direto no telefone.

Coloque nos seus contatos o nosso número para fazer parte da lista de transmissão e saber rapidamente todas as novidades.

Acesse nossas redes sociais.

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest