Sem Anistia!
Os protestos contra a PEC da Blindagem e a anistia neste domingo, 21, reuniram dezenas de milhares de pessoas nas maiores capitais do País. São Paulo, Rio, Salvador foram tomadas por faixas de protestos e bandeiras. No Rio teve show de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Djavan, Marina Sena, Ivan Lins, Maria Gadú, Paulinho da Viola e Lenine. No ES, a manifestação em frente à Assembleia legislativa, em Vitória reuniu perto de 10 mil pessoas que foram se concentrando a partir das 15h.
O grito que mais se ouviu neste domingo de protestos foi “SEM ANISTIA” para todos os golpistas e as golpistas, principalmente o ex-presidente e generais, condenados pelo STF, por destruíram os prédios dos três poderes, tramar contra a democracia, formação de quadrilha e crime organizado, em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.
Os manifestantes foram as ruas para também protestar contra a Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) da blindagem, chamada de PEC da bandidagem que impede que os deputados federais e senadores possam ser processados por qualquer crime, sem que antes tenham a permissão dos próprios deputados e senadores. E a votação para permitir que sejam processados é secreta, ou seja, a população não saberá quem votou para proteger os colegas. Um afronta a qualquer cidadão que está sujeito ao código penal.
A PEC aprovada na calada da noite na semana passada, estabelece que processos criminais contra parlamentares só podem ser abertos com aval do Legislativo e restringe condições para a prisão de senadores e deputados, além de abrir caminho para uma possível anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo envolvimento na trama golpista.
A direção do Sinttel-ES foi representada pelo presidente Nilson Hoffmann, os diretores Reginaldo Biluca e Roberto Mattos e o advogado Ângelo Latorraca estiveram na manifestação. Para Nilson, a Câmara Federal não pode esconder corruptos, criminosos. “Deve votar pautas de interesse da sociedade como a Isenção do Imposto de Renda para que ganha de 5 mil a 7 mil reais, o fim da escala 6×1 e a taxação dos super ricos . Basta de impunidade, destacou!
Durante as manifestações, no carro de som, as lideranças de movimentos sociais, sindicai e dos partidos políticos que votaram contra o projeto, como PT, PSol, PCdoB, se revezaram em discursos contrários ao que foi aprovado pelo PL, Republicamos, União Brasil entre outros somando 353 votos a favor.
Aqui no ES, Amaro Neto e Messias Donato (Republicanos); Da Vitória e Evair de Melo (PP); Dr. Victor Linhares (Podemos), Gilvan da Federal (PL) e Paulo Folletto (PSB) foram sete os deputados federais que votaram para não serem investigados, processados ou presos sem antes terem a permissão de si e dos colegas na Câmara dos Deputados e do Senado. Um abuso, pois qualquer cidadão que cometa crimes, sejam um simples furto, agressão, injuria racial, por exemplo vai para cadeia.
Somente os deputados Gilson Daniel (Podemos), Helder Salomão (PT) e Jack Rocha (PT) votaram contra a PEC da Blindagem.