Quem luta, coquista!
No dia 25/02, um comunicado da Caixa Econômica Federal a todas as suas agências no Estado, informava que a CLAREAR Comércio e Serviços de Mão de Obra, que contrata telefonistas e outros trabalhadores para o banco, só prestariam serviços até o dia 28/02 e que já a partir do dia 03 de março a MultService Prestadora de Serviços assumiria o contrato.
O comunicado deixou todas/os abaladas/os, afinal, ninguém havia sido demitido para poder ser contratado pela nova empresa. Situação já vivida na Outpar/CEF, empresa anterior à Clarear, que deu prejuízo e muita dor de cabeça nos funcionários. Ainda havia a pressão da CLAREAR para que quem quisesse ir para a nova empresa teria que pedir demissão.
O problema chegou ao Sindicato que, no dia 28/02, fez um comunicado à CEF e também às telefonistas que enviassem e-mail para a empresa afirmando que não iriam pedir demissão e que a Clarear informasse onde elas/es trabalhariam a partir do dia 3 de março. Antes do meio dia, as caixas de e-mail da empresa estavam lotadas. A Superintendência da Caixa no ES também ficou muito incomodada com a publicação das matérias no site do Sindicato, dando visibilidade aos problemas.
Diante de toda a movimentação do Sindicato e das/os telefonistas, a Clarear foi a Justiça e ganhou uma liminar, que a garantiu ficar no contrato com a Caixa até o dia 20 de março. Com isso, a empresa emitiu Avisos Prévios para todos as/os trabalhadoras/es, o que deu um certo alívio, pois ninguém iria pedir para sair para poder ser contratado pela MultService.
Mas os problemas ainda não acabaram. A mobilização continua para que tanto as/os telefonistas, quanto os demais trabalhadores da Clarear, recebam as rescisões de contrato. É preciso ter a garantia que os direitos rescisórios sejam quitados.