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Quem luta, coquista!

Clarear dá aviso prévio para telefonistas após pressão do Sinttel-ES

07/03/2025 - 11h17 - Sinttel-ES - Tânia Trento | Jornalista | Reg. Prof. 0400/ES

Foi uma semana de tensão para as/os telefonistas da empresa Clarear, que prestam serviços para a Caixa Econômica Federal, e de muito trabalho para o Sinttel-ES. Estavam sendo pressionadas/os a pedir demissão, pois outra empresa assumiria o contrato com o banco. A atuação do Sindicato junto à CEF e Clarear, com a publicação de matéria, denunciando a pressão e o futuro calote nos direitos trabalhistas, mais uma vez impôs respeito e mudou o curso da história

No dia 25/02, um comunicado da Caixa Econômica Federal a todas as suas agências no Estado, informava que a CLAREAR Comércio e Serviços de Mão de Obra, que contrata telefonistas e outros trabalhadores para o banco, só prestariam serviços até o dia 28/02 e que já a partir do dia 03 de março a MultService Prestadora de Serviços assumiria o contrato.

O comunicado deixou todas/os abaladas/os, afinal, ninguém havia sido demitido para poder ser contratado pela nova empresa. Situação já vivida na Outpar/CEF, empresa anterior à Clarear, que deu prejuízo e muita dor de cabeça nos funcionários. Ainda havia a pressão da CLAREAR para que quem quisesse ir para a nova empresa teria que pedir demissão.

O problema chegou ao Sindicato que, no dia 28/02, fez um comunicado à CEF e também às telefonistas que enviassem e-mail para a empresa afirmando que não iriam pedir demissão e que a Clarear informasse onde elas/es trabalhariam a partir do dia 3 de março. Antes do meio dia, as caixas de e-mail da empresa estavam lotadas. A Superintendência da Caixa no ES também ficou muito incomodada com a publicação das matérias no site do Sindicato, dando visibilidade aos problemas.

Diante de toda a movimentação do Sindicato e das/os telefonistas, a Clarear foi a Justiça e ganhou uma liminar, que a garantiu ficar no contrato com a Caixa até o dia 20 de março. Com isso, a empresa emitiu Avisos Prévios para todos as/os trabalhadoras/es, o que deu um certo alívio, pois ninguém iria pedir para sair para poder ser contratado pela MultService.

Mas os problemas ainda não acabaram. A mobilização continua para que tanto as/os telefonistas, quanto os demais trabalhadores da Clarear, recebam as rescisões de contrato. É preciso ter a garantia que os direitos rescisórios sejam quitados.

 

 

 

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