Acordo Coletivo
Foi possível avançar em certos pontos e alguns consensos puderam ser construídos, mas, sem dúvida, ainda falta algo mais para que uma proposta possa ser levada para apreciação dos trabalhadores. A Comissão de Negociação da Federação LiVRE e a V.tal voltaram a se reunir na terça-feira (24/09).
Com relação ao auxílio-creche, chegou a um entendimento: o limite de idade para os pais aumentará em 1 ano: de 3 para 4 anos. No caso das mães, o limite será prorrogado para o restante do ano em que a criança completar 7 anos.
Um ponto de discórdia continua sendo o empréstimo de férias. A direção da empresa recuou da ideia de eliminar esta importante cláusula do acordo coletivo, Porém, pretende impor limitações para a concessão deste benefício . Isso também foi rejeitado.
Quanto ao reajuste do VA/VR e do auxílio-medicamento, a empresa concordou em reajustá-los pelos mesmos 3,71%, porém, a Comissão continua insistindo em 10%.
Mais esforço
Como ainda não foi possível chegar a um entendimento geral, havendo necessidade de um último esforço.
A pauta de reivindicações apresentada pelos trabalhadores foi enxuta, mas contém itens importantes que ultrapassam a V.tal de hoje. É sabido que a realidade da empresa está mudando e mudará ainda mais a partir do próximo ano.
É preciso discutir a relação com as empresas terceirizadas e como ficarão as centenas de trabalhadores, oriundas da Oi e de outras empresas, que migrarão em breve para a V.tal.
Ao final da reunião, decidiu-se, de comum acordo, realizar um último esforço envolvendo todos os sindicatos para construir uma proposta que possa ser aplicada em todo o país.
Ainda não foi definida uma data para a próxima reunião.
___________
A Comissão de Negociação da Federação LiVRE na V.tal é composta pelo coordenador Marcelo Beltrão (Sinttel-PE) – José Lairton (Sinttel-CE), Regilson da Silva Leonel (Sinttel-AM) e representa trabalhadores/as na V.tal dos estados do AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO.