Proposta ruim demais
17/09/2024 | 2ª Reunião de negociação
A Federação LiVRE insistiu na ideia de reajuste salarial que apresentasse ganho real, ou seja, acima da inflação do período, que foi de 3,71%. Enfatizou que o auxílio creche precisa avançar na idade para os filhos dos trabalhadores e reajustar o valor hoje pago para as mulheres.
Além disso, o VA/VR precisa de um reajuste mais expressivo do que apenas a reposição inflacionária. Sem falar que é inaceitável cortar benefícios, como o empréstimo de férias ou aumentar a jornada de trabalho semanal.
Abaixo das expectativas
A contraproposta foi tímida, mas ao menos saiu do zero. Para os salários, a ideia deles é reajustar em 3,34% (o equivalente a 90% da inflação), limitado a quem recebe até R$ 8.000,00. Acima desse valor, o reajuste seria uma parcela fixa de R$ 267,00.
Concordaram em elevar o limite da idade da creche para os filhos dos homens até 4 anos. Também pretendem permitir que, em comum acordo com o trabalhador/a, seja possível reduzir o horário de almoço para 30 minutos.
Propuseram ainda algumas mudanças no sistema de compensação de horas e no pagamento de horas extras.
Como está claro que houve resposta para algumas das reivindicações, mas ainda não o suficiente. Por volta das 17h, encerrou-se a telerreunião e outra será na terça-feira, dia 24/09, quando a Comissão de Negociação espera poder avançar e, quem sabe, chegar a um denominador comum para convocar uma assembleia que os empregados por analisar e decidir!
Algumas questões forma engatilhadas para haja um entendimento. Elas serão tratadas durante estes dias até a reunião final.
A Comissão de Negociação da Federação LiVRE na V.tal é composta pelo coordenador Marcelo Beltrão (Sinttel-PE) – José Lairton (Sinttel-CE), Regilson da Silva Leonel (Sinttel-AM) e representa trabalhadores/as na V.tal dos estados do AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO.