Hora de decidir
Foram dois dias inteiros (3 e 4/10) de reuniões entre a TIM e a Comissão de Trabalhadores da Federação LiVRE que reúne os Sinttels do AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO e representa 4.057 empregados.
Após muita pressão por parte da Comissão e depois de várias outras propostas intermediárias, chegou-se a uma proposta que a Comissão traz para que os trabalhadores decidam se vale à pena. Mas, a proposta inicial era bem minguada: não oferecia reajuste para os administrativos; apenas 2% para os/as demais empregados/as, em maio de 2024 e um abono indenizatório de R$ 500,00.
Na avaliação do SINTTEL-ES e Federação LiVRE, a proposta da TIM não reflete totalmente a posição dos Sindicatos e nem as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, neste momento em que a empresa apresenta lucro e produtividade já divulgados.
Entretanto, há, na proposta costurada com muito esforço, reposição do INPC para a grande maioria dos empregados da TIM, garatindo a reposição da inflação nos salários e benefícios e tendo alguns ganhos reais até dezembro/2023. Já para os Administrativos, entretanto, o reajuste de 3% em janeiro de 2024 se soma a uma compensação — um benefício novo — Beneflex, a partir de março de 2024.
Todos/as os/as empregados/as podem e devem participar, mesmo estando em férias, em home office, licenças ou mesmo afastados. Pois, quando os trabalhadores não participam, permitem que os outros que votam decidam pela proposta da empresa. Depois não dá pra ficar 365 dias reclamando. Bora participar e votar!
Reajuste para Pisos/Salários:
Abono indenizatório:
Benefícios Reajuste a partir de dezembro/2023:
Troca dos aparelhos celulares – a empresa se compromete em fazer a troca dos aparelhos para os grupos 4, 5 e 6 até dezembro de 2023 e os grupos 1, 2 e 3 até junho de 2024.
Beneflex – para os empregados administrativos foi negociado um novo benefício chamado de Beneflex Administrativo. O/a empregado/a poderá incorporar mensalmente 1,5% do salário ou o mínimo R$ 100,00, em outro benefício de sua escolha (VA/VR, auxílio creche, Gympass, entre outros). Este benefício tem previsão de ser implantado a partir de março/2024, se a proposta for aprovada.
A comissão da Federação LiVRE na TIM é composta pelo Coordenador da Negociação Nilson Hoffmann (Sinttel-ES). Serginho (SinttelRio), João Alberto (Sinttel-CE), Gilberto Pirajá (Sinttel-RN) e José Félix (Sinttel-PE) e representa 4.057 trabalhadores/as na TIM dos estados do AM, CE, ES, PE, RJ, RN E RO.
Você, trabalhador e trabalhadora no setor de Telecom sabe que o SINTTEL-ES sempre estará ao seu lado, portanto SINDICALIZE-SE. A contribuição é de 1% do salário base ao mês e isso certamente define o comportamento das empresas com os trabalhadores. Quanto mais sindicalizados ao Sinttel maior a chance de conquistas. O SINDICATO É SUA GARANTIA.
Acesse nossas redes sociais.