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Convenção Coletiva

Audiência Telepresencial do processo da multa Outpar/Caixa será 22/06

17/05/2021 - 7h41 - Sinttel-ES - Tania Trento
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O ano começou com muitos problemas para as/as telefonistas da Caixa Econômica Federal no ES, absorvidas pela Outpar Service Eireli, empresa com sede em Londrina, no Paraná.

No dia 22 de junho, às 16 horas, na 10ª Vara do Trabalho da Justiça do Trabalho, em Vitória, acontecerá audiência telepresencial de conciliação na reclamação trabalhista que cobra da Outpar Service e Caixa Econômica Federal o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Há multas por descumprimento de cláusulas que estabelecem o dia de pagamento e também por descumprir a própria CCT.

Já no primeiro mês de contrato com o Caixa, a empresa começou pagando salários com atrasos, demorando em ressarcir gastos com transporte durante as medidas restritivas contra o Coronavirus que suspendeu o transporte público em todo o Estado e o exame admissional, que ela pediu para que as/os telefonistas custeassem do próprio bolso. A empresa ainda se recusa a pagar o dia 29 de março para as/os funcionárias/os que não conseguiram ir às agências devido à falta de transporte público e o não fornecimento de uma alternativa pela empresa.

O SINTTEL enviou correspondência ao Gestor de Contratos da Caixa, mas até agora sem resposta.

O Ministério Público informou que as empresas foram obrigadas a fornecer o transporte. (Veja Fac-símile publicado no App de A Gazeta)

As mensagens da empresa para seus funcionários – depois das medidas decretadas pelo governo do ES – não foram suficientes para atender às necessidades do contrato com a Caixa e nem com os trabalhadores.

Além disso, para os/as empregados/as que foram autorizados a tomar taxi, Uber, van fora da Grande Vitória, a empresa avisou que ressarcirá apenas $ 10,00 das despesas comprovadas com o transporte usado pelas/os telefonistas para ir ao trabalho. “Essa quantia não paga em a ida, quanto mais a volta!”, retrucou uma telefonista do interior do Estado.

Vale Transporte

A empresa abastece o cartão sempre levando em consideração o saldo que o trabalhador tem. Porém, o desconto de 6% é feito sobre o valor integral, como se não tivesse saldo algum. Ou seja, a empresa complementa o valor, mas o desconto é sobre o total. Muitas vezes, o desconto no salário é maior que a complementação feita pela empresa. Segundo uma trabalhadora, a Outpar é uma empresa que dará problema aos empregados, como muitas outras que já passaram pelos contratos no MP, TRE, Caixa, TRT, etc.

O Canal do Whats App do Sinttel vem recebendo inúmeras reclamações das/os telefonistas, assim como das copeiras, recepcionistas e outros trabalhadores da Outpar que prestam serviço à Caixa Econômica.

As/os trabalhadoras/es reclamam da desorganização da empresa que tudo orienta por meio de mensagens em aplicativo digital, não responde às questões e dúvidas das/os telefonistas e que, quando responde, o tratamento é desrespeitoso. “Nem site na internet essa empresa tem”, disse uma telefonista!

Como se vê a Outpar não é uma empresa que se mostra confiável.

Por isso, O SINTTEL-ES solicita que as/os trabalhadoras/es preencham e assinem a ficha de filiação, pois com a mudanças nos contratos, as empresas que assumiram não estão descontando a mensalidade sindical.

O Sindicato alerta para a importância da sindicalização, haja vista os problemas ocorridos neste mês com o atraso no pagamento dos salários na Outpar Serviçe, que atende às agência da Caixa Econômica Federal em todo o Estado. O Sinttel atuou firmemente para que a empresa pagasse o salário.

Lembrem-se que com o fim do imposto sindical, o Sindicato sobrevive com as contribuições mensais de 1% do salário base e que só oferece assistência jurídica para os/as sindicalizados/as. Filiem-se e fiquem protegidas/os. Urgente!

Entrem neste https://sinttel-es.org.br/filie-se e baixem a ficha de filiação, assinem e remetam para o Sinttel pelo e-mail cadastro@sinttel-es.org.br

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