Notícias

Sinttel abre campanha salarial 2016

16/02/2016 - 17h18 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

ilustra814O Sinttel-ES está convocando todos os trabalhadores e as trabalhadoras nas empresas BrasilCenter;  nas prestadoras de serviço de telecomunicações e nos call center do Ciodes e da Ceturb para assembleias de preparação das pautas de reivindicações que serão levadas para a negociação com a direção da BrasilCenter; com o Seaces (Sindicato patronal das empresas que operam no call center do Ciodes e Ceturb e nas instituições públicas, onde prestam serviço as telefonistas) e com o Sinstal (sindicato patronal das empresas prestadoras de serviço no setor de telecomunicações ).

As assembleias visam discutir com os/as empregados dessas empresas o que reivindicar diante da necessidade dos/as trabalhadores, avaliar a conjuntura e a disposição de mobilização, afinal a inflação está na casa dos dois dígitos, que quer dizer acima de 10%. E isso é muito ruim para quem ganha baixos salários como a maioria dos empregados nestas empresas.

A reivindicação central é reposição da inflação e aumento real nos salários e benefícios para acompanhar, no mesmo patamar, o reajuste do Salário Mínimo que aconteceu em janeiro. Passou de R$788,00 para R$ 880,00. Um reajuste de 92 reais. É preciso melhorar as condições de saúde e segurança no trabalho, visando reduzir o adoecimento dos/as empregados/as.

Atenção para as assembleias!
Telefonistas das instituições públicas e teleatendentes no call center do Ciodes e da Ceturb

Dia 17/02/2016 – às 10h, às 16h e às 18 horas
Auditório do Sinttel-ES – (Rua Barão de Monjardim, 251 – Centro, Vitória, ES) Fica na rua do Parque Gruta da Onça.

Esta assembleia abre o processo de negociação das cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2017, ou seja ainda está em vigor, mas prevê que na data base sejam rediscutidos os reajustes salariais e nos benefícios.

Trabalhadores/as na BrasilCenter Telecomunicações

Dia 18/02/2016 , às 12 horas e às 14h30min.
Cerimonial Tozzatto  (Av. Saturnino de Freitas Mauro, nº 50 – P. de Itaparica – Vila Velha/ES). As negociações com a BC visam, ou não, renovar o Acordo Coletivo. Isso depende mais da resistência e coragem dos trabalhadores para lutar, do que o que a BC tem a oferecer, que sempre é muito menos do que os empregados necessitam e merecem.

Trabalhadores/as nas empresas Prestadoras de Serviço de telecomunicações

Dia 22/02/2016 às 18h30min. 
Auditório do Sinttel-ES – (Rua Barão de Monjardim, 251 – Centro, Vitória, ES) Fica na rua do Parque Gruta da Onça.

A assembleia também vai autorizar o Sinttel a ingressar com dissídio coletivo, caso não se consiga negociar uma boa convenção coletiva.

Para que servem os acordos e convenções coletivas?

Os acordos e convenções coletivas de trabalho são instrumentos legais que garantem reajustes salariais, benefícios e estabelecem  direitos e deveres dos patrões com os empregados e vice-versa. Sem esses acordos, acredite!, a exploração seria muito maior.

É só olhar para uma categoria que não tem um sindicato forte. Todo ano, nas datas base (quando vencem os acordos e convenções), o SINTTEL discute com os trabalhadores as pautas com as reivindicações que devem ser levadas para a negociação com os empresários.

Só o sindicato pode representar os trabalhadores para negociar os acordos. Depois faz reuniões com as empresas e defende os reajustes salariais, as melhorias e necessidades dos empregados.

Após, faz assembleias com os/as trabalhadores/as para avaliar as propostas dos patrões. Todo ano é assim.

Pelos patrões, os trabalhadores não teriam auxílio-creche, auxílio-alimentação (tíquete), assistência a educação especial, plano de saúde, atualização automática do valor do piso salarial quando este fica inferior ao salário mínimo. E a jornada de trabalho não seria de 8 horas (44 horas semanais) e também não seria de 36 horas para os teleoperadores e teleatendentes como se tem hoje. É nos Acordo e Convenções Coletivas que se estabelecem essas garantias, pois tem força de lei para a Justiça do Trabalho. E são conquistas dos sindicatos.

Se a empresa descumprir gera multa. E você deve denunciar quando ela desrespeita as regras.

Acompanhe aqui os editais publicados no Jornal A Tribuna (Classificados)

Edital-Sinttel-AT_15022016sinstal Edital-Sinttel-AT_12022016Seaces Edital_sinttel NA-12022016-BC

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES