Notícias

Prejuízo a 32 trabalhadores/as

Azul Mix dá colote e Sinttel entra com ação: Audiência dia 7/11

01/11/2022 - 10h55 - Sinttel-ES - Tania Trento
Imprimir

Azul Mix  Telecomunicações — contratada da CLARO — abandona contrato e  dá calote em 32 empregados/as sem salários e o pagamento das rescisões. SINTTEL-ES ingressou com ação Coletiva em nome dos trabalhadores na 7ª Vara do Trabalho em Vitória.

Veículos devolvidos pelos trabalhadores da Azul Mix Telecom

Amargando prejuízos, 32 trabalhadores foram abandonados pela empresa de manutenção de estações e redes de telecomunicações da Claro SA no Espírito Santo, Azul Mix Telecomunicações. A empresa não responde ao Sindicato, que vinha cobrando o pagamento das verbas rescisórias e os salários não pagos desde setembro.

A empresa Azul Mix Telecomunicações é de propriedade do empresário Amon Vasconcelos dos Anjos e sua sócia Estefani Pereira de Oliveira. Tem sede à Rua Porto Alegre, 334, em Itapuã, Vila Velha, na Grande Vitória.

Em setembro, Amon e Estefani colocaram todos os trabalhadores e trabalhadoras de Aviso Prévio trabalhado, mas sem tarefas. E todos os carros Fiat Mobi, escadas e demais equipamentos foram devolvidos à sede da empresa. Vejam fotos no final dessa matéria.

O Sindicato interveio em defesa dos trabalhadores: instaladores; vendedores externos; auxiliares de instalação, administrativos, de serviços gerais e backoffice, almoxarifes, coordenadores e supervisores. A meta era garantir o pagamento do salários atrasados, horas extras, avisos prévio, 13º salários, férias, intervalos intrajornada e adicionais, a multa rescisória do FGTS e homologar as rescisões de contratos para que fossem liberadas as chaves para o saque do saldo do FGTS e para ingresso no seguro-desemprego.

No início desse problemão, os diretores do Sinttel-ES, Reginaldo Biluca e Vanderlei Rodrigues da Vitoria estiveram na sede da empresa no dia 03 de outubro, momento em que os trabalhadores entregavam os equipamentos. Lá, conseguiram falar com o Sr. Amon.

O Sindicato cobrou o pagamento dos trabalhadores. E a resposta do Sr. Amon Vasconcelos foi: “Podem cobrar da CLARO”.  Segundo Biluca, ele ainda se prontificou a fornecer a planilha com os dados dos trabalhadores, folha de pagamento, calculo das rescisões. Mas, nunca enviou tais informações.

Nesse tempo, os trabalhadores e suas famílias já estavam em dificuldades pela falta de pagamento dos salários e o fim do contrato de trabalho sem a quitação das verbas rescisórias.

Daí em diante, a Azul Mix nomeou um advogado, Augusto Carlos Lamego Júnior para responder pela empresa. No dia 11/10, depois de várias cobranças, respondeu por e-mail que estaria providenciando a documentação dos trabalhadores. Porém, até o publicação desse texto, nada foi enviado. E por telefone ele evita diálogo ou negociação, pois não tem autorização dos empresários da Azul Mix.

Sem mais um caminho para resolver os problemas via diálogo, o SINTTEL ingressou, no dia 14/10/2022, com uma reclamação trabalhista coletiva (nº 0001083-65.2022.5.17.0007), em nome dos 32 empregados. O processo está na 7ª Vara do Trabalho com audiência telepresencial marcada para o dia 07/11, às 15 horas, com o juiz do Trabalho Marcelo Tolomei Teixeira.

Azul MIX Cartão de Descontos Eireli

Pelo que o Sindicato observou, a Claro tem um contrato de prestação de serviços com a Azul Mix Telecomunicações, porém os trabalhadores que prestam o serviço nas redes da Claro tem registro na CTPS com a Azul Mix Cartão de Descontos Eireli. Ou seja, a empresa que contrata os empregados para a Claro é uma e o contrato com a Operadora é outro.

A Claro não reteve nenhuma fatura dos pagamentos mensais à Azul Mix antes de ela abandonar o contrato. O que seria importante para fazer o pagamento dos trabalhadores. E isso é muito estranho, haja vista que o rompimento de contratos sempre garantem uma comunicação prévia.

Na receita Federal o empresário Amon Vasconcelos tem três CNPJ em três empresas registradas. O calote aos trabalhadores não parece ter como razão a incapacidade da empresa em manter o pagamento dos empregados.

Acesse nossas redes sociais:

       

Inscreva-se para receber notícias do SINTTEL-ES pelo WhastApp.
Envie uma mensagem com o seu nome (completo) e o de sua empresa para (27) 98889-6368

Pin It on Pinterest

Sinttel-ES