
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias
22/07/2015 - Sinttel-ES

A posição dos juízes do TRT na 
ação de hora extras da Claro

 Na segunda-feira, dia 20, na Secretaria da 3ª 
Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ES) 
aconteceu o julgamento da 4ª Ação de Execução, 
feita pelo Departamento Jurídico do SINTTEL-ES, 
para uma ex-trabalhadora da Claro. Essa ação 
individual cobrava o ressarcimento de horas extras 
não pagas pela empresa a partir de 18/12/2006 para 
ex-empregados, determinada no Acordo denomina-
do “Termo de Conciliação Judicial“, celebrado em 
2013, entre a Claro e o Ministério Público do Traba-
lho/ES.

Nessa ação, a ex-trabalhadora da Claro vai rece-
ber as horas extras. Suas testemunhas confirmaram 
que a empresa desrespeitava a jornada, estabelecen-
do o regime de metas em seus departamentos, o 
que obrigada seus/as empregados/as a estenderem 
a jornada para cumprir a meta de produção/venda 
estabelecida. Porém, outras duas ações, julgadas 
por outra Turma do TRT/ES negou o pagamento das 
horas extras, mesmo a Claro não apresentando do-
cumentos que comprovassem o pagamento. E não 
cabe recurso para esse tipo de processo de execu-
ção. Isso significa que não tem como recorrer nessas 
ações negadas.

O absurdo desses julgamentos é que a Claro foi 
condenada em uma Ação Civil Pública, ajuizada 
pelo Ministério Público do Trabalho, que passou dois 
anos investigando as irregularidades praticadas e, 
depois de cinco anos de processo tramitando, aca-
bou concordando com o pagamento, tanto que fez 
um acordo na ACP 0142500-82.2008.5.17.11.

A Claro foi condenada a pagar R$ 300 mil por 
“danos imateriais difusos e coletivos” e a partir de 1º 
de abril de 2014, cada trabalhador/a prejudicado/a 
deveria entrar com uma ação de execução pedindo 

o pagamento. As ações teriam que ser individuais 
porque dependia do número de horas extras traba-
lhadas e por quanto tempo para cada empregado/a. 
O SINTTEL foi chamado a ajudar nesse processo, 
colocando seu departamento juridico à disposição 
dos empregados que quisessem ajuizar as ações.

A pergunta que não quer calar: Se a empresa 
concordou em pagar e nem tem como provar que 
pagou, pois não controlava jornada através de car-
tão de ponto, porque o Tribunal nega a execução?

Segundo o advogado do SINTTEL-ES, Ângelo 
Latorraca, existem várias explicações. Uma delas é 
que não há, entre as três Turmas de desembargado-
res do TRT, um pensamento único. Cada uma delas 
analisa e decide conforme a sua interpretação do 
Acordo celebrado entre a Claro e o MPT/ES. “Umas 
consideram o pagamento, outras não, mesmo a em-
presa não tendo como provar o pagamento”, disse.

Na tentativa de resolver a “pendenga”, Ânge-
lo pediu um parecer da Procuradoria do MPT/ES, 
reafirmando os termos do Acordo, mas nem assim 
convenceu os juízes desembargadoresdo TRT.

O que fazer diante dessa situação?
O SINTTEL-ES ajuizou 12 ações de execuções pe-

dindo o pagamento das horas extras determinadas 
pelo “Termo de Conciliação Judicial“. Duas foram 
vitoriosas e duas foram negadas.

Se o acordo foi mal redigido pelo MPT/ES e deixa 
margem para outras interpretações, que culpa tem 
esse/a trabalhador/a que foi prejudicado/a e teve 
prejuízos materiais?

Por que a Justiça do Trabalho julga as ações sem 
observar as consequências de seus julgamentos? Afi-
nal, se a Claro havia concordado com o pagamento, 
porque negá-lo ao/à trabalhador/a?



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

22/07/2015 - Sinttel-ES

Trabalhadores/as na Vivo aprovam PPR 2015
 Empregados da operadora Vivo/Telefónica reunidos em assembleia realizada pelo Sinttel em 17 de julho 

aprovaram o Programa de Participação nos Resultados (PPR) para este ano de 2015. A proposta da empresa 
apresenta índices e metas para que sejam cumpridas ao longo desse ano. Com isso a empresa fará anteci-
pação de uma parte do PPR  no dia 27/07/2015.

Veja como será o PPR na Vivo

1 – Quadro de Indicadores, Pesos e Metas:

2 – Potencial do Programa:



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

3 – Adiantamento do PPR:
A Empresa realizará a antecipação equivalente à 

01 (um) salário nominal no dia 27/07/2015, para os 
empregados ativos em 17/07/2015. Para os empre-
gados admitidos no exercício de 2015, o pagamento 
da antecipação será realizado de forma proporcio-
nal, sendo que:

– Admitidos após 15 de Janeiro receberão 11/12 
avos de 1 salário nominal

– Admitidos após 15 de Fevereiro receberão 
10/12 avos de 1 salário nominal

– Admitidos após 15 de Março receberão 9/12 
avos de 1 salário nominal

– Admitidos após 15 de Abril receberão 8/12 avos 
de 1 salário nominal

– Admitidos após 15 de Maio receberão 7/12 
avos de 1 salário nominal

– Admitidos após 15 de Junho receberão 6/12 
avos de 1 salário nominal

 4 – Pagamento do PPR:
O pagamento do PPR 2015 será realizado até o 

dia 31 de março de 2016.

5 – Reunião Trimestral (inclusão de cláusula 
no ACT)

A Empresa se compromete em promover uma 
reunião com os Sindicatos no final de cada trimestre, 
após fechamento e divulgação dos resultados, para 
apresentação do atingimento dos indicadores das 
metas do PPR.

22/07/2015 - Sinttel-ES

Justiça do Trabalho mantém “semana 
espanhola” na Telemont

A Justiça do Trabalho manteve a liminar obtida 
pelo Sinttel-ES, que manteve a jornada de trabalho 
garantida em Acordo Coletivo do Sinttel com a em-
presa Telemont Engenharia de Telecomunicações.

Esta decisão foi tomada no final desta quarta-
-feira, dia 22/07/2015, pelo plenário do Tribunal 
Regional do Trabalho (TRT/ES). Com esta decisão, o 
Tribunal não acatou o pedido da Telemont que que-
ria cassar a liminar que o Sinttel havia conseguido, 
obrigando a empresa a cumprir o que foi estabeleci-
do no atual Acordo Coletivo.

A empresa havia alterado a jornada conhecida 
como semana espanhola de forma unilateral, sem 
discutir com o Sindicato e os trabalhadores. Pela 
proposta da empresa, a escala passaria a ser de 
segunda a sábado, em horários diferentes, sendo 

que de segunda a sexta de 8:30 às 17:30 horas, 
com intervalo de 1h30 para refeição e, no sábado, 
a jornada seria de 8:30 às 16:30h, também com 
intervalo de 1h30 para refeição, totalizando as 44 
horas semanais.

Só que a Telemont descumpriu uma cláusula do 
Acordo Coletivo de Trabalho firmado com o Sinttel 
que garante aos trabalhadores pelo menos 2 sába-
dos de folga, com a escala de trabalho chamada de 
“semana espanhola”.

Agora vamos aguardar o julgamento do processo 
que foi ajuizado pelo Sinttel, cuja primeira audiência 
foi marcada para o dia 13/07/2015 mas foi cancela-
da em virtude da greve dos servidores do judiciário. 
Não há ainda uma data para a nova audiência.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias
22/07/2015 - Telesíntese

Entidades cobram Regulamentação
 do Marco Civil da internet

41 organizações da sociedade civil querem impedir aprovação de regras que deturpem os 
princípios e garantias já estabelecidos na lei

Organizações da sociedade civil e ativistas redigi-
ram um documento, destinado ao governo federal, 
cobrando maior velocidade na criação do regula-
mento que vai definir as exceções à neutralidade de 
rede do Marco Civil da Internet. A regulamentação 
vem sendo debatida desde o começo do ano. A 
“Carta de Salvador” foi lançada no V Fórum da 
Internet, realizado na Bahia, na semana passada. 

O documento alerta ser necessário impedir que 
novas iniciativas de regular o uso da rede deturpem 
os princípios e garantias já estabelecidos, que foram 
amplamente discutidos com toda a sociedade. “É 
imperativo que a minuta do decreto de regulamen-
tação seja aberta ao público em plataforma online 
e participativa, da mesma forma que o Marco Civil 
foi debatido”, destaca a carta. CGI.br e Anatel, que 
poderão ser ouvidos pela Presidência da República, 
já fizeram suas consultas públicas sobre o assunto. O 
Ministério da Justiça, que deverá redigir a minuta do 
decreto presidencial, também já fez duas consultas.

As entidades consideram que é urgente adotar 
medidas imediatas contra as práticas comerciais que 
desrespeitam as disposições do Marco Civil. Têm 
sido cometidas diversas violações ao direito à neu-

tralidade da rede, por meio de modelos de negócio 
que utilizam o zero rating associado a planos fran-
queados com discriminação e bloqueio de pacotes 
ao final da franquia, em descumprimento do dever 
de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de 
dados, sem distinção por conteúdo, origem e des-
tino, serviço, terminal ou aplicação. As operadoras 
discordam.

Ainda, são anunciadas outras possibilidades de 
discriminação de tráfego como, notadamente, a ini-
ciativa Internet.org do Facebook, em relação à qual 
o Governo Federal noticiou uma possível parceria 
para inclusão digital, sem, no entanto, revelar mais 
detalhes.

Também a recente aprovação pelo Senado do 
PLS nº 494/2008 evidencia um desrespeito ao Marco 
Civil, avaliam as entidades. “Sob o pretexto de 
tornar mais rigoroso o combate à pedofilia, o Projeto 
de Lei retoma graves problemas amplamente deba-
tidos e abolidos na tramitação do PL nº 84/99 (AI-5 
digital)”, diz a Proteste – Associação de Consumido-
res.

Abaixo, leia a íntegra do documento:
http://www.telesintese.com.br/entidades-cobram-agilidade-
-na-regulamentacao-marco-civil-da-internet/



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias
22/07/2015 - Telesíntese

Com GVT, Telefônica faturou 
R$10,3 bilhões no primeiro tri

Companhia divulgou hoje resultados pro-forma para os primeiros meses do ano.

A Telefônica Brasil divulgou hoje, 22, o primeiro 
balanço pro-forma incluindo os resultados da GVT, 
cuja compra foi concluída em maio. O resultado 
mostra como teriam ficado os resultados da empre-
sa desde o primeiro trimestre de 2014 ao primeiro 
trimestre de 2015.

Para os três primeiros meses deste ano, a receita 
registrada foi de R$ 10,36 bilhões. O número mostra 
crescimento das operações sobre o mesmo período 
de 2014, na ordem de 5,13%. O faturamento com 
serviços móveis ficou em R$ 5,89 bilhões. Deste to-
tal, o consumo de dados e SVA gerou receita de R$ 
2,47 bilhões. Voz faturou R$ 2,87 bilhões.

Em telefonia fixa, Telefônica + GVT faturaram 
R$ 4,13 bilhões, dos quais, R$ 1,97 bilhão veio de 
voz, R$ 764 milhões vieram de banda larga, R$ 692 
milhões foram originados em serviços corporativos, 
e R$ 393,2 milhões, da TV paga. Os custos opera-
cionais do conjunto das empresas foi de R$ 7,25 
bilhões no trimestre terminado em março. O EBITDA 
ficou em R$ 3,11 bilhões, com margem de 30%.

Os números mostram que a GVT somou R$ 1,5 
bilhão à receita operacional e R$ 514 milhões ao 
EBITDA. As empresas não divulgaram o lucro profor-
ma. O resultado da Telefônica sem a GVT pode ser 
visto aqui.

22/07/2015 - Instituto Telecom

Governo poupa setor de 
Telecom em reajuste de taxas

Como já anunciara o Ministério da Fazenda, o 
governo se prepara para reajustar uma série de taxas 
de fiscalização, controle ou conformidade relacio-
nadas a diferentes serviços sob concessão. Uma 
Medida Provisória publicada nesta quarta-feira, 22/7, 
autoriza o governo a “atualizar monetariamente” 
cobranças previstas em sete legislações.

De sua parte, o Ministério da Fazenda não 
respondeu se haverá outros ajustes e se as taxas 
relacionadas ao setor de telecomunicações – no-
tadamente o Fistel – ainda podem sofrer o mesmo 
destino. No Ministério das Comunicações, a expec-
tativa é de que isso não aconteça: a área econômica 
prometeu não fazer mudanças sem avisar antes, e 
tal comunicação não aconteceu entre as pastas.

A incerteza, porém, deixou tímido o setor priva-

do, que procurado não vai se manifestar antes de 
saber se acabou o risco de uma correção do Fistel 
– a taxa que incide sobre todos os celulares, por 
exemplo, ou mesmo sobre os leilões de radiofrequ-
ência. As teles chegaram a levar projeções bastantes 
negativas ao governo, como uma redução de até 
40% nos chips em uso no país no caso de reajuste.

A correção prevista na MP 685, originalmente 
sobre o ‘programa de redução de litígios tributários’, 
veio em seu último artigo e permite que o gover-
no corrija, via regulamentos, taxas sobre armas e 
munições, produtos químicos, valores mobiliários, 
fiscalização sanitária, saúde suplementar, aviação 
civil, transporte terrestre e aquaviário, metrologia e 
energia elétrica.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias
21/07/2015 - Carta Capital 

As cinco piores mentiras do 
Globo contra Lula em 2015

Lula é o culpado pela crise da Grécia, Mujica 'denunciando' Lula, viagens 'secretas' que foram 
amplamente divulgadas: confira estas e outras pérolas.

Como ainda tem gente que leva de boa fé as 
informações publicadas pelo jornal O Globo sobre 
Lula, recapitulamos aqui as cinco maiores arma-
ções do jornal contra o ex-presidente só no ano 
de 2015. Lembrando que ainda estamos em julho. 
E que a coluna do Merval Pereira é considerada 
hours concours.  

 5º lugar - Lula seria culpado pela crise na 
Grécia

 O colunista do O Globo (e também do Estado 
de S. Paulo, G1, TV Globo, CBN, Globonews) Car-
los Sardenberg criou a tese original de que a culpa 
da crise na Grécia é de Lula e Dilma, por causa de 
reuniões do atual primeiro-ministro Aléxis Tsipras 
quando era candidato.  A crise grega já tem 7 
anos. Diante do fato dos prêmios nobel de Econo-
mia Paul Krugman e Joseph Stiglitz terem visões 
diferentes dele sobre a crise grega, Sardenberg 
reafirmou seu artigo e saiu-se com essa no Twitter 
(supomos que “Liila” deve ser “Lula”) 

4º lugar - Os documentos secretos do 
Itamaraty que o Globo manteve secretos

 No dia 12/06 o Globo acusou, em manchete 
de primeira página, o Itamaraty de tentar burlar a 
lei para proteger Lula, por causa de um documen-
to interno não final que pedia a reavaliação de 
documentos diplomáticos durante o mandato de 
Lula. O Itamaraty entregou os documentos à Épo-
ca. Época e O Globo viram os documentos, que 
mostravam a atuação positiva de Lula em defesa 
de empresas brasileiras, e não publicaram nada, 
afinal, como provam que o trabalho de Lula era 
positivo para o Brasil, o Globo e a Época devem 
ter achado melhor esconder isso dos seus leitores.

 Como o Globo esconde, segue o que dizem os 

documentos 

 3º lugar - O Globo paga mico 
internacional e inventa que Lula teria 

“confessado” saber do mensalão para 
Mujica

 A partir de uma declaração dada a jornalistas 
em um livro sobre Pepe Mujica, no qual o ex-
-presidente uruguaio menciona uma conversa que 
teve com Lula sobre as pressões e dificuldades de 
se administrar um país do tamanho do Brasil, o 
Globo no dia 5 de maio inventou uma manchete 
maluca de que Lula teria “confessado” sobre o 
mensalão para Pepe Mujica.

 A mentira foi desmentida horas depois, primei-
ro pelo próprio autor do livro para o portal G1, 
também do grupo O Globo, depois em Montevi-
déu, no lançamento do livro, pelo próprio Mujica, 
que ainda afirmou em entrevista publicada ao 
Estado de S. Paulo que Lula foi seu modelo de 
governante.

 A manchete maluca do Globo só foi levada 
a sério pelo senador Ronaldo Caiado, que está 
tentando convocar o ex-presidente do país vizinho 
a depor no Senado com base no jornal carioca.

 Depois do caso o jornalista americano residen-
te no Brasil Alex Cuadros tuitou que “De agora 
em diante irei observar uma quarentena de cinco 
dias antes de tuitar qualquer história do Globo 
sobre Lula”.

 2º Lugar - O voo secreto divulgado em 
release

 Em 12 de abril de 2014, o Globo publicou 
matéria falando de um suposto “voo sigiloso” de 
Lula para Cuba, República Dominicana e Estados 
Unidos. 



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias
Deve ser a primeira viagem sigilosa divulgada 

por release na história. Ainda por cima acom-
panhada pela imprensa! Várias matérias dessa 
viagem foram publicadas no site do Instituto Lula 
e na imprensa internacional.  

A informação de que o voo seria sigiloso ba-
seou-se em um documento interno da Líder Táxi 
Aéreo com o qual o Instituto Lula não tem relação 
alguma. O Instituto divulgou a viagem em release 
para toda a imprensa, inclusive O Globo. O vôo foi 
pago pela Odebrecht porque o ex-presidente fez 
uma palestra na República Dominicana. O jornal 
não acreditou.

 1º lugar - Novo mico internacional do 
Globo: Lula “lobista” em Portugal e a 

reunião “secreta” que O Globo noticiou. O 
segundo líder internacional em 2 meses à 

desmentir o jornal.
 O ex-presidente Lula sempre defendeu as 

empresas brasileiras e uma presença maior delas 
também no exterior.

 No domingo, dia 19 de julho, o Globo, com 
uma nova leva de documentos do Itamaraty sobre 
Lula após a presidência, inventa duas mentiras em 
uma mesma matéria para dizer que o ex-presiden-
te faria lobby.

 A primeira dizia que Lula teria feito lobby para 
a Odebrecht em Portugal, ao comentar com o 
primeiro-ministro português o interesse da em-
presa brasileira no processo de privatização da 
Empresa Geral de Fomento (EGF). O embaixador 
Mario Vilalva também estava presente. Lula foi 
a Portugal participar das comemorações dos 40 
anos da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril 
de 2014. A viagem era pública. O encontro de 

Lula com o primeiro-ministro foi tão público que 
a foto usada pelo Globo para ilustrar a matéria, e 
creditada de forma incorreta, é do Instituto Lula. 
O Instituto Lula confirmou a nota do embaixador 
que fala apenas de um comentário, mais nada. A 
posição do presidente de que as empresas bra-
sileiras deveriam participar mais do processo de 
privatização em Portugal também era pública.  E o 
Instituto mostrou para o Globo que o interesse da 
Odebrecht na privatização da EGF era tão público 
que inclusive já era notícia desde outubro de 2013 
em jornais portugueses.

 A Odebrecht no final desistiu e não participou 
do leilão da empresa portuguesa.

 E no dia seguinte a matéria do Globo, ela foi 
desmentida pelo primeiro-ministro português, 
Pedro Passos Coelho, que disse à imprensa por-
tuguesa que Lula não intercedeu por nenhuma 
empresa brasileira.

 Outra mentira, da mesma matéria, é de que 
Lula teria pedido ao BNDES uma reunião com o 
embaixador do Zimbábue no dia 3 de maio de 
2012. A tal reunião foi um imenso seminário 
público na sede do BNDES, com TODOS os embai-
xadores africanos convidados e inclusive cobertura 
do jornal O Globo. Se o repórter do jornal tivesse 
pesquisado nos arquivos do diário encontraria 
a matéria “Lula aparece de bengala em evento 
na sede do BNDES no Rio”, do jornalista Cássio 
Bruno, exatamente dia 3 de maio de 2012. Era o 
primeiro evento público do ex-presidente após se 
recuperar de um câncer na laringe. 

O jornal registrou algumas das respostas da 
assessoria em matéria separada do texto principal, 
a primeira a ser distribuída online, onde não inclui 
as respostas que desmontam a farsa do Globo.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias
21/07/2015 - Carta Maior

Países ricos bloqueiam, de novo, 
luta contra evasão fiscal

Em conferência da ONU na Etiópia, EUA e Reino Unido lideram sabotagem à proposta que 
puniria sonegação de impostos pelas multinacionais

As fortes pressões do Norte fizeram com que 
os países do Sul desistissem de criar um organismo 
apoiado pela ONU (Organização das Nações Uni-
das) para lutar contra a evasão fiscal, no último dia 
da conferência internacional sobre financiamento 
do desenvolvimento realizada em Adis Abeba, na 
Etiópia.

 Essa evasão fiscal priva os países todos os anos 
de bilhões de dólares em rendas.

 A criação desta nova instância, que teria por 
missão fixar novas regras fiscais internacionais na 
luta contra os fluxos ilícitos e a evasão fiscal, em 
particular das multinacionais, dividiu o Norte e o Sul 
durante esta terceira conferência.

 Os países ricos acham que a OCDE (Organização 
de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que 
agrupa os 34 países mais desenvolvidos, é o fórum 
adequado para debater este assunto e fixar as regras 
e que um novo organismo patrocinado pela ONU 
implicaria na perda de agilidade do processo.

 Mas os 134 países em desenvolvimento reuni-
dos no grupo G77, liderados pelo Brasil e a Índia, e 
inúmeras ONGs discordam desta posição.

 Seu objetivo era colocar fim às práticas das 
multinacionais que não pagam impostos nos países 
onde operam, geralmente refugiando-se em paraí-
sos fiscais. 

Estas práticas privam todos os anos esses países 
de 100 bilhões de dólares, segundo a Conferência 
das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvi-
mento (CNUCD).

 Ante a inflexibilidade dos países do Norte, com 
os Estados Unidos e o Reino Unido à frente, os 

países abandonaram sua reivindicação, principal-
mente devido aos insistentes pedidos da Etiópia, país 
anfitrião da conferência, que temia um fracasso do 
encontro. 

O texto final, aceito pelas partes e cuja cópia 
foi obtida pela AFP, afirma que os especialistas do 
modesto Comitê sobre Cooperação Internacional 
em Matéria Fiscal, que já existe dentro da ONU e 
que desempenha um papel meramente consultivo, 
“sejam designados pelos governos e selecionados 
segundo uma distribuição geográfica equilibrada”.

 Milhares de delegados e centenas de ministros e 
chefes de Estado de países doadores e em desenvol-
vimento se reúnem desde segunda para encontrar 
formas de financiar uma erradicação duradoura da 
pobreza.

 Após as cúpulas de Monterrey em 2002 e de 
Doha em 2008, a reunião de Adis Abeba servirá 
para comprovar a vontade dos Estados na hora de 
colocar em andamento a nova agenda de desenvol-
vimento das Nações Unidas.

 A meta é encontrar financiamento para os 17 
objetivos de desenvolvimento sustentável que a 
ONU está fixando para 2015-2030 e que devem ser 
adotados em setembro em Nova York. 

As Nações Unidas desejam erradicar a pobreza e 
a fome no mundo até 2030, enquanto controlam 
as mudanças climáticas. Um desafio enorme para 
o qual serão necessários 2,5 bilhões de dólares de 
ajuda adicional por ano, segundo a Conferência da 
ONU sobre Comércio e Desenvolvimento.

 A escolha da Etiópia como país anfitrião mostra a 
importância do tema para o continente africano.


