
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

24/04/2015 - Telesíntese

Claro aumenta receita mas tem 
prejuízo de R$ 2 bi no Brasil

O Brasil já é o maior mercado do grupo América Móvil e o que cresce mais rápido. A 
empresa fechou o primeiro trimestre deste ano com 108,3 milhões de acessos - entre 
a operadora de celular Claro, a de mercado corporativo, Embratel, e de TV paga, NET -. 
Crescimento de 5,8%. Mas os resultados consolidados do grupo (a fusão ocorreu em 
dezembro de 2014) apresentam receitas de R$ 8,33 bilhões, crescimento de 145% 
frente ao período anterior, e prejuízo de R$ 2,09 bilhões, frente ao lucro de R$ 327,2 

milhões de igual período de 2014

A Claro - empresa do grupo América Móvil, que 
consolidou as operações de celular (Claro), de TV 
paga (NET) e de telecom para o mercado corpora-
tivo (Embratel) – registrou crescimento de receita 
de 145%, para R$ 8,327 bilhões, frente ao mesmo 
período do ano passado. Mas apresentou prejuí-
zos de 2,086 bilhões, frente a lucro de R$ 237,2 
milhões de mesmo período do ano passado.

O grupo América Móvil informa, porém, que 
o Brasil já é o maior e mais importante mercado, 
108,3 milhões de linhas. E também o que mais 
cresce. No primeiro trimestre deste ano, cresceu 
5,8% em relação ao mesmo período do ano pas-
sado.

O prejuízo ocorreu devido a uma forte alta nas 
despesas financeiras, e as mudanças societárias do 
grupo no Brasil. O Ebitda foi de R$ 2,416 bilhões 
ou crescimento de 162%. Mas se for considerado 
o resultado pro forma entre os dois períodos, o 
prejuízo se mantém o mesmo, mas as receitas te-
riam crescido apenas 4,4% e o Ebitda caído 6,2%.

América Móvil
O grupo encerrou o trimestre com 368 milhões 

de linhas e adições líquidas de 125 mil novos 
clientes.No total, são 289,6 milhões de assinantes 
móveis, 34,5  milhões de linhas fixas, 22,3 milhões 
de acesso banda larga e 21,6 milhões de TV por 
assinatura.  As receitas totalizaram 220 bilhões de 
pesos mexicanos, 3,1% a mais que o ano anterior.

As receitas com a telefonia móvel continuam 
a ser as líderes, seguidas pela TV paga, que cres-
ceram 12%. O Ebitda consolidado somou 68,2 
bilhões de pesos mexicanos e margem ficou em 
31%.

Os lucros operacionais caíram 42%, para 8,22 
bilhões (frente aos 14 bilhões de pesos do ano an-
terior) e o aumento dos custos financeiros, explica 
a empresa se explica pelas perdas de 17,8 bilhões 
de pesos principalmente pela forte depreciação do 
real brasileiro frente ao dólar.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

24/04/2015 - Telesíntese

Bechara antecipa saída e Anatel ficará 
com três conselheiros a partir de agosto

O conselheiro da Anatel, Marcelo Bechara, que estaria no cargo até novembro deste 
ano, sempre se posicionou contra sua recondução e decidiu antecipar a saída para 
agosto, o que deixará a Anatel com duas vagas em aberto, se a presidente Dilma 

Rousseff não indicar novos nomes. O quórum de três conselheiros é o limite para as 
deliberação, mas se houver qualquer divergência entre eles, não haverá decisão.

Se a presidente Dilma Rousseff não indicar pelo 
menos um nome para a vaga que está aberta 
desde dezembro do ano passado, com a saída de 
Jarbas Valente, a Anatel ficará perigosamente no 
limite do quorum para reunião do conselho e de-
liberação das questões regulatórias e administra-
tivas. Isto porque, o conselheiro Marcelo Bechara, 
cujo mandato terminaria em novembro deste ano, 
resolveu antecipar sua saída para agosto deste 
ano, para poder estudar no exterior. “Saio com 
a sensação do dever cumprido”, afirmou ele ao 
Tele.Síntese, ao confirmar a decisão.

Segundo o conselheiro a sua decisão já foi co-
municada ao Ministro das Comunicações, Ricardo 
Berzoini e ao Presidente da Anatel, João Rezende, 

justamente para dar o prazo necessário para que 
o governo indique os nomes para o conselho da 
Anatel.

Bechara vai estudar em Washington o processo 
eleitoral norte-americano e acompanhar os deba-
tes no Congresso norte-americano sobre a neu-
tralidade da rede, após a decisão da FCC (Federal 
Communication Comission).

Substitutos
Não será a primeira vez em que a Anatel ficará 

com duas vagas abertas no conselho diretor. Em 
momentos anteriores, a agência tinha o instru-
mento de indicar conselheiros substitutos, que 
eram escolhidos entre os superintendentes. Mas 
esta possibilidade não existe mais, pois esta práti-
ca estava se generalizando nas diferentes agências 
reguladoras do governo federal e acabou sendo 
condenada pelo Tribunal de Contas da União 
(TCU). Para o TCU não é possível que substitutos 
decidam sobre temas que deveriam ser decididos 
por representantes com mandato certo, sabatina-
dos previamente pelo Senado Federal.

Algumas agências reguladoras estão funcio-
nando ainda com a maioria do conselho com 
substitutos, como é o caso da ANTT (transportes 
terrestres) que tem três interinos uma vaga em 
aberto e apenas um diretor foi sabatinado pelo 
Senado.  No caso da Anatel, os eventuais interinos 
eram indicados por decreto presidencial, que já 
expirou e não foi renovado.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

24/04/2015 - Portal Vermelho

A terceirização e a mídia burguesa
Nesta quarta-feira (22) o fato mais relevante do cenário nacional foi a aprovação, pela Câmara 

dos Deputados, da terceirização sem limites, medida que afetará diretamente dezenas de 
milhões de brasileiros.

Uma notícia de tal magnitude deveria, teori-
camente, ser manchete em todos os jornais, que 
dedicariam inúmeras páginas noticiando a votação e 
apresentando gráficos e estudos sobre os impactos 
econômicos e sociais. Teoricamente seriam feitas 
entrevistas não só com especialistas, mas com a po-
pulação. Aliás, as famosas pesquisas de opinião do 
Ibope ou do Datafolha seriam inevitáveis para aferir 
o quanto de apoio tem uma medida de tal impacto 
na vida do povo. Isso tudo claro, na teoria, pois a 
dura realidade da luta de classes destrói quaisquer 
ingênuas ilusões em torno de mitos como “liberda-
de de imprensa” e “isenção jornalística”. 

Terceirização – Quando os argumentos não bas-
tam

 Vejam as capas das edições dos jornalões nesta 
quinta-feira (23). Em nenhuma delas a aprovação da 
terceirização ampla mereceu a manchete, ocupadas 
pela exploração política do balanço da Petrobras, as-
sunto importante, mas nem de longe com o impacto 
social do que foi aprovado pela Câmara. Nas chama-
das sobre o assunto terceirização destaca-se apenas 
a “derrota do governo” (cujo líder orientou contra a 
votação). As matérias sobre a aprovação do PL 4330 
prendem-se ao factual, e mesmo assim com grande 
superficialidade. Isso porque a mídia não pretende 
alertar o povo sobre o que está em jogo, temendo 
uma reação. A terceirização ampla é tão indefensá-
vel, que por mais que se chame “especialistas” para 
provar por A + B que a terceirização será muito boa, 
a imensa maioria dos trabalhadores, mesmo aqueles 
que “detestam política”, sentem que estão para per-
der algo importante. O raciocínio é mais ou menos 
assim: “entre ficar desempregado e trabalhar tercei-
rizado, o melhor é trabalhar terceirizado, mas entre 
trabalhar com carteira assinada e trabalhar terceiri-

zado só um louco prefere ser terceirizado”. De fato, 
pergunte a qualquer dos defensores da terceirização 
se abrem mão da carteira assinada – caso tenham 
– para se tornarem terceirizados. A precarização do 
trabalho é óbvia, a perda de direitos é evidente e a 
demissão de trabalhadores com carteira assinada 
para serem substituídos por terceirizados ganhando 
menos será inevitável. Isso, nenhum “especialista” 
consegue esconder do povo. 

Terceirização - Os especialistas convenientes
 O jornal O Globo, que foi contra a criação do 

13º salário, hoje é a favor da terceirização. Na edição 
desta quinta-feira (23), a cobertura modesta sobre 
a votação do PL 4330 (somente uma página) tem 
como cereja do bolo a opinião de Gesner Oliveira, 
apresentado apenas como “ex-presidente” do Cade 
(Conselho Administrativo de Defesa Econômica). 
Para Gesner, colocar limites à terceirização “é ruim 
para o país e os trabalhadores”. O Globo optou por 
não ouvir a opinião de um trabalhador, mas sim do 
proprietário de uma consultoria (GO - Gesner Olivei-
ra - Associados) especializada em assessorar grandes 
empresas, qualificação que o jornal julgou irrelevan-
te informar aos leitores. Mas sem dúvida, Gesner é 
um sujeito moderno e progressista, vejam como ele 
responde à pergunta que liga terceirização à preca-
rização: “não vejo nexo causal. Isso independe do 
debate da terceirização. Qualquer empresa tem que 
estar atenta à sua cadeia de suprimentos, que não 
use trabalho escravo, informal”. Vejam que avança-
do. Ele é contra o trabalho escravo. E confia que a 
empresa, sem normas que a obriguem a tal, estará 
“atenta” aos direitos dos seus trabalhadores... Esta é 
a nossa mídia hegemônica. Mas se chamar de mídia 
burguesa ela também atende. 



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

O Estado de S. Paulo chama Stédile de “fora da 
lei”

 Editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta 
quinta-feira (23) a pretexto de atacar o PT, condena 
o ato do governador de Minas, Fernando Pimentel, 
de condecorar o líder do MST, João Pedro Stédile, 
com a Medalha da Inconfidência. O jornal da família 
Mesquita diz que Stédile é “um notório fora da lei”. 
Stédile é uma liderança política de uma organização 
social reconhecida internacionalmente. Não é fo-
ragido, nem tão pouco é condenado por qualquer 
crime. Com esta condição viaja livremente pelo Brasil 
e pelo exterior. Recentemente Stédile, que é cató-
lico (como o Estadão, aliás) foi recebido pelo papa. 
No entanto, o jornal assaca contra sua honra com a 
tranquilidade de uma entidade acima do bem e do 
mal. Tal fato revela a soberba e a truculência como 
marcas de uma nova postura que a direita vem assu-

mindo no Brasil, aproximando-se do fascismo. Isso é 
fruto de uma ofensiva política que tenta acuar a es-
querda, mas também é mostra da profunda confian-
ça do consórcio oposicionista na aliança tácita com 
parte do poder judiciário, o que garantiria ao braço 
midiático direitista salvo conduto para toda sorte de 
abusos e ao seu braço parlamentar anteparo para 
projetos golpistas. Mas o que O Estado de S. Paulo 
e os seus parceiros precisam entender é que, apesar 
dos desejos ocultos, a democracia ainda vigora no 
Brasil. A ditadura militar, que o Estadão tanto apoiou 
e que permitia chamar opositores políticos de “terro-
ristas”, além de condená-los à tortura e à morte, foi 
derrotada. Lembrá-los disto é travar sempre a luta 
de ideias de forma incessante, nas ruas, nas redes, 
nas academias, nas urnas e, se necessário, mesmo 
nos tribunais, onde a verdade de vez em quando dá 
as caras.

24/04/2015 - Portal Vermelho

Marco Civil da Internet completa um ano

Há um ano, o Brasil ganhou um Marco Civil da Internet, um conjunto de regras para organizar o 
uso do serviço no país. Atualmente, o Ministério da Justiça está recebendo as contribuição da 

sociedade para regulamentar a lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff

Até o próximo dia 30, Ministério da Justiça recebe 
as contribuições na consulta pública para a regula-
mentação da lei sancionada pela presidenta DilmaA-
té o próximo dia 30, Ministério da Justiça recebe as 
contribuições na consulta pública para a regulamen-
tação da lei sancionada pela presidenta Dilma Quem 
quiser participar da consulta pública sobre o Marco 
Civil, pode acessar o site e entrar na discussão. O de-
bate, aberto desde 28 de janeiro deste ano, termina 
no dia 30 de abril e tem recebido intensa participa-
ção de cidadãos comuns, empresas e sociedade civil 
organizada.

 O secretário de Assuntos Legislativos, Gabriel 
Sampaio, considera o Marco Civil como uma verda-
deira Constituição da internet no Brasil.

 “É uma legislação fundamental porque promove 
direitos e garantias dos usuários da Internet, estabe-
lece os princípios e as diretrizes para a construção de 
uma internet democrática e que incentive a inovação 
e a privacidade dos seus usuários”, afirmou o secre-
tário. “Todos esses pontos tornam a lei do Marco 
Civil referência mundial, inclusive, por ter sido fruto 
de uma construção, que envolveu todos os usuário 
num amplo processo democrático de consultas por 
meios digitais e com a participação ativa do parla-
mento.” 

Os princípios da lei – especialmente a garantia da 
neutralidade de rede, da liberdade de expressão e da 
privacidade dos usuários – foram estabelecidos para 
manter o caráter aberto da internet.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

 A neutralidade de rede prevê que o tráfego de 
qualquer dado deve ser feito com a mesma quali-
dade e velocidade, sem discriminação, sejam dados, 
vídeos. Se essa neutralidade não fosse garantida, a 
internet poderia funcionar como uma TV a cabo: os 
cidadãos pagariam determinado valor para acessar 
redes sociais e outro para acessar redes e vídeos, por 
exemplo. 

Outro princípio é a garantia da liberdade de 

expressão. Hoje, redes sociais podem retirar do ar 
fotos ou vídeos que usem imagens de obras protegi-
das por direito autoral ou que contrariam regras das 
empresas.

 Com o Marco Civil da Internet, essas empresas 
deixam de ser responsáveis pelos conteúdos gera-
dos por terceiros e não poderão retirá-los do ar sem 
determinação judicial, a não ser em casos de nudez 
ou de atos sexuais de caráter privado.

26/04/2015 - RBA

Globo faz 50 anos: dez razões 
para descomemorar

Era para ser uma festa de arromba, com eventos se sucedendo em todo o país. Mas festas 
em locais abertos ou de acesso público estão sendo repensadas. Este promete ser o pior 

aniversário da TV Globo em toda a sua história.

Era para ser uma festa de arromba, com eventos 
se sucedendo em todo o país. Grande parte do que 
a TV Globo preparou para comemorar seu cinquen-
tenário, a ser completado hoje (26), está mantido, 
mas, sem dúvida, não terá o mesmo brilho de outras 
épocas. Depois dos problemas verificados durante a 
sessão solene da Câmara dos Deputados em home-
nagem à emissora, em que três militantes em prol 
da democratização da comunicação tiveram que ser 
retirados por seguranças, as festas em locais abertos 
ou de acesso público estão sendo repensadas. Os 
cuidados se justificam.

Nunca a audiência da TV Globo, centro do im-
pério da família Marinho, esteve tão baixa. O Jornal 
Nacional, seu principal informativo, que chegou a ter 
85% de audiência, agora não passa dos 20%. Suas 
novelas do horário nobre estão perdendo público 
para similares da TV Record. No dia 1º de abril acon-
teceram atos em prol da cassação da concessão da 
emissora em diversas cidades brasileiras. O realizado 
no Rio de Janeiro, em frente à sua sede, no Jardim 
Botânico, foi o mais expressivo e contou com 10 mil 
pessoas. Número infinitamente maior participou, no 
mesmo horário, do tuitaço e faceboquiaço “Foraglo-

bogolpista".
Artistas globais e a viúva de Roberto Marinho 

integram a relação de suspeitos de crimes de eva-
são fiscal e serão alvo de investigação pela CPI do 
Senado, criada para analisar a lista de mais de oito 
mil brasileiros que têm depósitos em contas secretas 
na filial do banco HSBC, na Suíça. Este escândalo 
internacional envolve milhares de pessoas em diver-
sos países. A diferença é que fora do Brasil o assunto 
tem tido destaque e é coberto diuturnamente, en-
quanto aqui, a mídia, Globo à frente, prefere ignorá-
-lo ou abordá-lo parcialmente.

Além disso, o conglomerado teria sonegado o Im-
posto de Renda ao usar um paraíso fiscal para com-
prar os direitos de transmissão da Copa do Mundo 
Fifa de 2002. Após o término das investigações, 
em outubro de 2006, a Receita Federal quis cobrar 
multa de R$ 615 milhões da emissora. No entanto, 
semanas depois o processo desapareceu da sede da 
Receita no Rio de Janeiro. Em janeiro de 2013, uma 
funcionária da Receita foi condenada pela Justiça a 
quatro anos de prisão como responsável pelo su-
miço. No processo, ela afirmou ter agido por livre e 
espontânea vontade.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias
Nem mesmo a campanha filantrópica "Criança 

Esperança", promovida em parceria com a Unesco, 
se viu livre de críticas. Um documento datado de 15 
de setembro de 2006, liberado pelo siteWikiLeaks 
em 2013, cita que a Rede Globo repassou à Unesco 
apenas 10% do valor arrecadado desde 1986 com 
a campanha (à época R$ 94,8 milhões). A emissora 
garante "desconhecer" essa informação e afirma 
que "todo o dinheiro arrecadado pela campanha é 
depositado diretamente na conta da Unesco".

Como se tudo isso não bastasse, ao assumir a 
postura pró-tucanos durante a campanha eleitoral 
de 2014, a emissora perdeu parte da régia publi-
cidade oficial com que sempre foi contemplada. O 
governo não anuncia mais na TV Globo e nem na 
revista Veja e, pelo menos até o momento, não há 
indícios de que o quadro esteja prestes a se alterar. 
Motivos que têm levado cada dia mais repórteres 
e equipes da emissora a serem alvo de protestos e 
recebidos aos gritos de "O povo não é bobo. Abaixo 
a Rede Globo!"

Os protestos contra a Rede Globo, pelo visto, vão 
continuar e existem pelo menos 10 razões para que 
os setores comprometidos com a democratização 
da mídia no Brasil não tenham nada a comemorar 
neste cinquentenário.

1. Canal 4 estava prometido à Rádio Nacional
Em meados de 1950, Roberto Marinho era ape-

nas um entre os vários empresários da comunicação 
no país. O magnata da época atendia pelo nome de 
Assis Chateaubriand e detinha a maior cadeia de jor-
nais, rádios e duas emissoras nascentes de televisão. 
A rádio líder absoluta de audiência e mais querida 
do Brasil era a Nacional, a PR-8 do Rio de Janeiro, 
de propriedade do governo federal. O sucesso da 
Nacional era tamanho que animou seus dirigentes 
a solicitar que o então presidente da República lhe 
concedesse um canal de TV. Constava do currículo 
da Rádio Nacional já ter feito experiências pioneiras 
na área, ao ocupar o canal 4 para televisionar (como 
se dizia na época) dois dos seus programas.

O presidente da República era Juscelino Kubits-
chek, que considerou justa a reivindicação, uma 
decorrêcia natural da liderança da emissora. Na 
publicação de final de ano em 1956, a direção da 
Rádio Nacional anunciava para "breve" a entrada no 
ar da sua emissora, a TV Nacional, canal 4, conforme 

compromisso assumido por Juscelino. As concessões 
de canais de rádio e TV eram atribuições exclusivas 
do ocupante do Executivo Federal.

Os meses se passaram e Juscelino "esqueceu-
-se" da promessa. No final de 1957, para surpresa 
da direção da Rádio Nacional, o canal 4 que lhes 
fora prometido acabou concedido para a inexpres-
siva Rádio Globo, de Roberto Marinho. A decisão 
foi condicionada por pressões diretas de Chateau-
briand, que aceitava qualquer coisa menos que a 
Rádio Nacional ingressasse no segmento televisivo, 
temendo as consequências disso para seus negócios. 
Neste contexto, o canal ir para Roberto Marinho era 
um mal menor.

O Brasil perdeu assim a chance histórica de ter, 
no nascedouro, duas modalidades de televisão: a 
comercial, representada pelas emissoras de Chate-
aubriand, e a estatal voltada para o interesse público 
como seria a da Rádio Nacional.

2. Acordo com a Time-Life feriu interesses nacio-
nais

Ao contrário da Rádio Nacional, que dispunha de 
todas as condições para colocar no ar sua emissora 
de TV, a de Roberto Marinho precisou aguardar 
alguns anos. Para a implantação da TV Globo, a 
partir de 1961, foi decisivo o apoio do capital inter-
nacional, representado pelo gigante da mídia norte-
-americana Time-Life. A emissora começou a operar 
de forma discreta em 26 de abril de 1965 e seus 
primeiros meses foram um fracasso em termos de 
audiência.

Em junho de 1962, Marinho passou a ser apoia-
do com milhões de dólares, num episódio que a 
emissora ainda hoje sustenta que se tratou apenas 
de “um contrato de cooperação técnica”. A reali-
dade, fartamente documentada por Daniel Herz, 
em sua obra já clássica A história secreta da Rede 
Globo (1995), prova o contrário. Roberto Marinho 
e o grupo Time-Life contraíram um vínculo institu-
cional de tal monta que os tornou sócios, o que era 
vedado pela Constituição brasileira. Foi este vínculo 
que assegurou à Globo o impulso financeiro, técnico 
e administrativo para alcançar o poderio que veio a 
ter.

Leia mais em:
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/04/
aniversario-da-globo-dez-razoes-para-descomemorar-7828.
html’



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

24/04/2015 - RBA

'Corrupção é página virada na história da 
Petrobras', afirmam petroleiros

Para o diretor de entidades dos trabalhadores da estatal, imprensa busca sujar imagem da 
empresa para justificar uma privatização

Em entrevista hoje (24) à repórter Thelma Torre-
cilha, da Rádio Brasil Atual, o diretor da Federação 
Única dos Petroleiros (FUP) João Antônio de Moraes 
analisou o balanço da Petrobras divulgado essa se-
mana. Segundo afirmou, o sentimento é de orgulho. 
"O primeiro dado que temos em relação ao balanço 
é que a corrupção é uma página virada na história", 
resumiu.

Segundo o diretor, a partir do terceiro semestre 
de 2014, a empresa alterou sua metodologia de 
apuração de resultados e, desde então, vem prote-
lando a publicação de novos balanços. “Para uma 
empresa que tem parte do capital aberto, com pre-
sença em vendas de ações na Bolsa de Nova Iorque 
e Londres, isso causou um problema grave para a 
companhia para buscar financiamento para as diver-
sas atividades que ela desenvolve no país e que é tão 
importante para o povo brasileiro", afirmou.

Para Moraes, os resultados de 2014 foram po-
sitivos ao comparar com outras petroleiras inter-
nacionais. "O lucro bruto da companhia teve um 
aumento de 15% em relação a 2013. O que levou 
ao prejuízo de 21 bilhões de reais foi em função das 
baixas dos ativos e da queda do barril de petróleo, 
não os 6 bilhões de reais da corrupção. E se não 
houvesse a queda do barril, a Petrobras teria um 
lucro 15% maior", analisou.

Ao ser questionado sobre as declarações do atual 
presidente Aldemir Bendine, que pediu desculpas ao 
povo brasileiro, João Antonio disse que não houve a 
mesma postura com os trabalhadores, ao contrário, 
houve comemorações dentro da empresa, já que 
o resultado foi positivo. "Não temos vergonha, e 
sim orgulho. Nós queremos que os culpados sejam 
punidos, no entanto, somos maiores e os números 
mostram isso".

O diretor também comentou sobre o endivida-
mento da Petrobras, afirmando que a alavancagem 
só não foi possível em função de diversos motivos, 
um deles é a represagem de preços, abatendo no 
caixa da empresa, sem possibilidade de aumentar o 
investimento para seu desenvolvimento.

"Um dado principal de uma empresa de petróleo 
são as suas reservas, e o quanto ela aumenta suas 
reservas para poder continuar produzindo. Nenhu-
ma petroleira mundial teve esse crescimento de re-
servas como a Petrobras teve. O pré-sal foi uma dá-
diva nesse sentido, porque só as reservas do pré-sal 
representam, em quantidade, três Petrobras. Uma 
reserva de petróleo quando é descoberta no mundo, 
leva cerca de 15 anos para começar a produzir e nós 
levamos apenas oito anos para extrair o pré-sal, que 
é responsável por 40% da nossa produção. Então 
nosso trabalho tem dado resultados promissores 
para o povo brasileiro", explicou.

Moraes foi firme ao responder sobre se há algum 
golpe contra a empresa e afirmou que a mídia está 
tratando a Petrobras como uma empresa completa-
mente corrupta, o que em sua visão é um desserviço 
da chamada grande imprensa para o país.

"Eu não tenho nenhuma dúvida que fazem 
isso para justificar uma privatização. Tentaram a 
vida inteira colocar o nosso país de joelhos para os 
interesses internacionais, e continuam fazendo esse 
trabalho de sabotagem contra o povo brasileiro. Não 
é à toa que existem dois projetos de (autoria de par-
lamentares) tucanos – José Serra e Jutahy Magalhães 
– no Congresso Nacional, que buscam internaciona-
lizar o pré-sal. Nesse sentido, agem extremamente 
articulados com a imprensa nacional, que fazem 
esse cerco para destruir a imagem da maior realiza-
ção econômica do Brasil", concluiu.



Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e  
Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Espírito Santo

Produção: T&T Comunicação |  Jornalistas: Tânia Trento e Marilda Rocha | Tel. (27) 3084-5666 - 99647-7731

Resumo de Notícias

24/04/2015 - Vermelho

Cunha, Fiesp e Globo bancam 
terceirização na Câmara

Ambições de Eduardo Cunha, lobby patronal e noticiário simpático explicam aprovação

Sob a batuta de Eduardo Cunha, a Câmara dos 
Deputados liquidou a aprovação da Lei da Tercei-
rização na quarta-feira 22 e mandou o projeto ao 
Senado. Apertado, o resultado de 230 votos a 203 
foi bem diferente do placar folgado (324 a 137) 
da primeira apreciação, no dia 8. Não havia mais, 
porém, o medo da reação popular visto no dia 15, 
motivo do adiamento da votação naquela oportuni-
dade. O que teria levado a uma segunda reviravolta? 
Pelo que se ouve na Câmara, uma combinação de 
lobby patronal, cobertura simpática da lei pela mídia 
e um esforço de Cunha de evitar a todo custo o 
risco de derrota.

Às vésperas da quarta-feira 22, a Federação das 
Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) levou ao ar 
nos principais canais de tevê uma propaganda a fa-
vor da lei. No vídeo, pessoas a se declararem tercei-
rizadas diziam ser a lei necessária para garantir-lhes 
direitos trabalhistas. O presidente da entidade, Paulo 
Skaf, aparecia dizendo que o projeto era importante 
para os trabalhadores, antes mesmo de afirmar que 
também era para os empresários. Um vídeo de teor 
parecido circulou pela internet por obra da Confede-
ração Nacional da Indústria (CNI).

As entidades também foram a campo pessoal-
mente. Após Skaf baixar na Câmara duas semanas 
seguidas, no dia da votação final foi a vez de direto-

res da CNI percorrerem gabinetes. Embora o Palácio 
do Planalto tenha oficialmente se omitido no debate 
da lei, o líder do governo na Câmara, José Guima-
rães (PT-CE), trabalhou contra o projeto e, vencido, 
apontou a atuação patronal como decisiva. “A Fiesp, 
a CNI e a CNA (confederação dos ruralistas) enqua-
draram o PSDB”, disse. Sem o voto dos tucanos, que 
na semana anterior pareciam hesitantes, o projeto 
teria sido arquivado.

Não foi só a publicidade patronal a tentar criar 
um clima mais confortável na opinião pública para 
os deputados dispostos a aprovar a lei. No dia da 
votação final, o diretor do instituto Paraná Pesquisas, 
Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, estava na Câmara 
a acompanhar a polêmica. Para ele, o noticiário da 
Rede Globo foi fundamental para se entender o 
desfecho do caso.

No dia 15, quando a Câmara fraquejara, o Jornal 
Nacional difundira uma reportagem de 4 minutos 
de teor favorável à lei. Dos quatro entrevistados, só 
um era contra, o presidente da CUT, Vagner Freitas. 
Os outros eram a favor: Paulinho, ex-presidente da 
Força Sindical, e os economistas Hélio Zylberstajn e 
José Pastore. No dia 22, o telejornal dedicou mais 3 
minutos ao tema. De novo, havia só uma voz contra, 
a de Freitas, e três a favor: Zylberstajn, Pastore e o 
presidente da Força, Miguel Torres.


