Notícias

Inspirados no Podemos, Esquerda lança o movimento ‘VAMOS”

16/08/2017 - 8h50 - Sinttel-ES - Redação
Imprimir

Um novo movimento está nascendo na esquerda brasileira. Vários integrantes de partidos políticos, movimentos sociais, estudantis, além de intelectuais se juntaram para discutir os projetos para o País e o futuro da esquerda no Brasil.

O grupo fará uma série de debates em locais públicos, que serão transmitidos ao vivo pela internet e com participação de internautas.

O site foi batizado de Vamos! e é inspirado no movimento que originou o partido Podemos, na Espanha, que tem como um dos pilares a horizontalidade. O primeiro debate está previsto para 26 de agosto em São Paulo. Já há outros programados em Belém, Recife, Rio, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte.

A articulação para criação do movimento surgiu da Frente Povo Sem Medo, que tem entre os seus líderes o filósofo Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O Vamos! contará também com integrantes de PSOL, PT, PCB, UNE, Uneafro, CUT, Intersindical, MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e outros.

“A ideia é assegurar uma participação que não seja restrita a militantes. Essa ferramenta de rede permite que mais gente participe, pessoas que às vezes não têm o costume de se organizar e atuar em movimentos de rua”, explicou Guilherme Boulos à Folha sobre o movimento. “A gente entende que há uma demanda de participação política na sociedade, em especial na juventude, e que isso tem se expressado muito por rede social”, acrescentou.

Do mundo político virão representantes do Podemos espanhol, os petistas Tarso Genro e Lindbergh Farias, Luiza Erundina e Chico Alencar, do PSOL, e outros.

Clique aqui e conheça a nova plataforma Vamos!

Receba o Resumo de Notícias do Sinttel-ES
no seu WhatssApp. Cadatre seu número!

Sinttel-ES